AM teve menor índice de finalistas do ensino médio presentes no Enem

Publicado em

O Amazonas teve o menor índice de finalistas do ensino médio matriculados na rede pública participando do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) 2023, de acordo com o levantamento apresentado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Dos 54.228 estudantes matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas do Amazonas, somente 21.703 (40%) realizaram as provas do ano passado. As provas do Enem qualificam para o ingresso em universidades públicas e privadas.

O resultado pode ser utilizado para escolha de cursos superiores através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O segundo pior desempenho foi de São Paulo, estado com maior número de inscritos no Enem 2023. Com 458.778 alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio oriundos da rede pública, 190.130 realizaram as provas, equivalente a 41,40%.

As informações sobre alunos finalistas são fornecidas ao ministério pelas secretarias estaduais de Educação. Os estados com maiores índices de alunos concluintes em escolas públicas com participação no Enem são Ceará (80,2%) e Goiás (73,4%).

De acordo com o diretor de avaliação de educação básica do Inep, Rubens Campos de Lacerda Júnior, “tem muitos jovens, muitas jovens, se formando no ensino médio [em escolas públicas] e que não estão participando do Enem. Esse é um dado que nos preocupa muito”.

Rubens Lacerda diz que os finalistas do ensino médio “é um grupo preferencial [para realizar o Enem], aquele que acabou de concluir o ensino médio, tem condições de fazer uma boa prova no Enem, tirar uma boa nota e acessar o ensino superior”.

Evolução

Em 2022, a relação de números de matriculados do ensino médio no Brasil e número de inscritos no Enem foi de 55,3%. Dos 2.015.294 concluintes, 1.114.123 se inscreveram para a realização do exame. Desses, 68,9% (766.960), compareceram aos locais de provas. Dos que compareceram 38,1% eram finalistas do ensino médio.

Ano passado os números cresceram, apesar da redução no número de matriculados do ensino médio. De 1.792.396 de alunos, 1.181.081 (65,9%) se inscreveram no Enem e 837.622 (70,9%) realizaram as provas. De acordo com o Inep, dos que compareceram, 46,7% eram finalistas.

Foto: Tácio Melo/Seduc

*Amazonas Atual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Antes restrita à Amazônia, febre oropouche se espalha pelo país

Até 2023, a febre oropouche era uma doença quase exclusiva...

Inglaterra vence a Espanha nos pênaltis e é bicampeã da Euro feminina

A Inglaterra superou o favoritismo da Espanha e é...

Defesa diz que general ‘não confessou plano de matar’ e pede revogação de prisão

A defesa do general Mario Fernandes pediu ao STF (Supremo Tribunal...

Maduro é chefe de cartel de drogas, não presidente, diz secretário de Estado americano

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio,...