Free Porn
xbporn

Amazonas entra em emergência após focos de mosca-da-carambola na divisa com o Pará

Publicado em

Amazonas entrou em emergência fitossanitária após o registro de focos de mosca-da-carambola na divisa com o Pará. Nesta terça-feira (14), o Governo do Amazonas informou que o estado não tem ocorrência da praga.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação já estabelecidos e em constante expansão da fruticultura.

Na segunda-feira (13), o Mapa publicou a Portaria nº 627, que declara estado de emergência fitossanitária nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. No entanto, segundo o ministério, atualmente, a praga está presente apenas nos estados do Amapá, Pará e Roraima.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), mesmo sem ocorrência da praga no estado, o Amazonas atua na fiscalização.

“Ações de prevenção são realizadas diuturnamente por meio da fiscalização do trânsito interestadual de vegetais e suas partes, junto às suas sete Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs) e de forma alinhada com o Programa Nacional de Erradicação da Mosca-da-Carambola no estado”, disse, em nota.

Para evitar a entrada da mosca-da-carambola no Amazonas, a Adaf disse que também promove ações de educação sanitária, por meio de palestras e distribuição e divulgação de materiais informativos sobre a praga. A agência disse, ainda, que monitora armadilhas “tipo Jackson”, utilizadas como estratégia de monitoramento da praga quarentenária, em cidades como Nhamundá e Parintins.

A praga Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.

Combate nos estados

Em abril, a Portaria nº 780 declarou Roraima área sob quarentena. “O status implica na proibição do trânsito de frutos hospedeiros da praga para os outros estados”, informou o Mapa.

Conforme o ministério, no Pará, há recentes detecções de novos focos da praga nos municípios de Oriximiná e Terra Santa, localizados em uma região de altíssimo fluxo de pessoas e mercadorias. Os registros, segundo o Mapa, indicam “iminente risco de dispersão da praga para as demais unidades da Federação sem ocorrência e, em especial, para os principais polos frutícolas do Brasil”.

De acordo com o ministério, o Amazonas foi incluído na condição de emergência fitossanitária em função dos focos detectados em região próxima à fronteira com o Pará. “Bem como ao elevado fluxo de viajantes e produtos provenientes de Roraima”, disse.

*G1/AM/FOTO:  Danilo Nascimento/Embrapa/Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Multidão invade delegacia e lincha suspeito de estuprar e matar criança de 1 ano no Amazonas

Uma multidão invadiu a delegacia de Jutaí, no interior...

“Manausmed chegou ao fundo do poço”, denuncia vereador Rodrigo Guedes

Defensor dos direitos dos servidores estatutários da Prefeitura de...

Comediante cega denuncia importunação sexual durante show de stand-up em SP: ‘Vamos expor, eles são nojentos’

A Polícia Civil investiga uma denúncia de importunação sexual...

Israel bombardeia Beirute no maior ataque ao Líbano desde o início da guerra, e 8 morrem; Hezbollah lança 150 foguetes

O Exército de Israel bombardeou Beirute nesta sexta-feira (20), no maior ataque...