Diante de um público pagante de 41.850 pessoas [44,5 mil presentes no estádio], o Amazonas FC venceu o Botafogo (PB) por 2 a 0, neste sábado (7), na Arena da Amazônia, em Manaus, e conquistou acesso à Série B do Brasileirão.
A conquista é histórica para a Onça Pintada, que subiu da Série D para a C em 2022 e chega ao segundo acesso consecutivo nas divisões do Campeonato Brasileiro. O clube foi fundado no dia 23 de maio de 2019.
Diego Torres abriu o placar para o Amazonas FC aos 17 minutos do primeiro tempo, de pênalti. Rafael Tavares ampliou aos 23 minutos. O técnico Luizinho Vieira também mantém os 100% de aproveitamento no comando do time.
Há 17 anos um clube do estado não chegava à Série B do Brasileirão desde o rebaixamento do São Raimundo em 2006. O Tufão disputou a Segundona por sete anos.
O resultado desde sábado deixou o Amazonas na liderança do Grupo C do quadrangular final da Série C com 12 pontos. O Paysandu, com 10, também obteve o acesso em segundo lugar na chave. Mesmo com derrota por 1 a 0 para o Volta Redonda, que tem o mesmo número de pontos, se classificou pelo critério de desempate.
No Grupo B, Brusque se classificou com duas rodadas de antecedência. Lidera com 12 pontos e ainda joga neste domingo (8) com o São José (RS), que tem 5 na terceira posição. O São Bernardo (SP), segundo com 7 pontos, decide o acesso também no domingo contra o lanterna operário (PR), que tem apenas 4 pontos.
Com o encerramento da rodada final, Amazonas FC e Brusque decidirão o título da Série C. Pela primeira vez um clube amazonense pode ser campeão da Terceirona. O São Raimundo foi vice em 1999.
A renda deste sábado foi de R$ 1.630.530,00.
Foto:Twitter/Reprodução
*Amazonas Atual


