O Amazonas manteve, nessa semana, uma média de 2 mil casos de Covid-19. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), foram 2.190 registros da doença de domingo (26) até este sábado (4).
Ainda segundo a FVS, foram registrados seis novas mortes. Desse total, quatro ocorreram nesta semana, em Manaus. Outras duas foram encerradas por critérios clínicos, sendo uma na capital e uma no interior do estado, no domingo (26).
O cenário pandêmico mostra que 83% das mortes registradas pela FVS durante a semana ocorreram em Manaus.
No entanto, em relação aos casos, a situação é diferente. Manaus registrou, no período analisado, 873 casos de Covid. Já no interior, foram 1.317 notificações da doença.
A situação pode ser ainda pior. Isso porque, muitos municípios não estão atualizando seus dados da pandemia no sistema da FVS. No boletim deste sábado (4), 31 não atualizaram suas informações.
Internados
Em Manaus, há 48 pacientes internados com Covid-19. Desse total, 31 estão em leito clínico (5 na rede privada e 26 na rede pública) e 17 em UTI (2 na rede privada e 15 na rede pública).
Dos 31 internados em leitos clínicos, 11 deram entrada em hospitais da capital em decorrência da Covid-19. Já os outros 20 foram internados por outras doenças, mas durante a triagem, testaram positivo para o coronavírus. Nesse grupo, 10 não tem nenhuma dose de vacina, 16 estão com o esquema vacinal incompleto e cinco já se vacinaram por completo.
Dos 17 internados em UTIs, três pacientes deram entrada em unidades de saúde por conta da Covid, e outros 14 por outras doenças, mas também testaram positivo para o coronavírus. Nesse grupo, cinco não se vacinaram contra a doença, 10 tem esquema vacinal incompleto e dois têm todas as doses.
*g1 Amazonas