Amazônia pode atingir ponto de não retorno em 2029; entenda o que isso quer dizer

Publicado em

Após anos de crescimento nos índices de desmatamento, degradação e queimadas na Amazônia, os cientistas alertam que o bioma pode ser estar perto de um ponto de não retorno. Um estudo escrito por uma coalisão de cientistas e líderes indígenas apontam para o colapso já em 2029.

Os resultados destacam a agropecuária como o principal impulsionador do desmatamento do bioma, já que a quantidade de área florestal dedicada à agricultura aumentou três vezes desde 1985, enquanto o desmatamento da floresta tropical para criar gado já é responsável por quase 2% das emissões anuais de gases de efeito estufa em todo o mundo.

A maior preocupação é com o fogo, que pode comprometer o mecanismo de chuva da floresta, provocando ainda mais seca e propensão para mais queimadas. Em um ciclo vicioso, que pode ser piorado pelas mudanças climáticas e o fenômeno El Niño, a Amazônia pode chegar a um estágio que não seja mais possível manter a cobertura vegetal suficiente para garantir a quantidade de chuva necessária para garantir a manutenção da própria floresta.

De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), a “savanização” da Amazônia já estaria acontecendo. Mais de 2 milhões de quilômetros quadrados do bioma estariam muito próximos do ponto de não retorno.

Ainda há esperança?

Especialistas apontam que ainda há tempo de salvar o bioma amazônico. — Foto: GloboNews

Especialistas apontam que ainda há tempo de salvar o bioma amazônico. — Foto: GloboNews

Apesar de todos os dados alarmantes, os autores do relatório afirmaram que ainda é possível proteger 74% da Amazônia intacta remanescente e restaurar até 6% das áreas degradadas. No entanto, para isso é preciso agir imediatamente.

O relatório recomenda que a área florestal remanescente seja governada em conjunto com as comunidades indígenas locais e que cada país amazônico apresente um plano de ação para atingir a meta de proteger 80% do território até 2025.

*g1 / Foto: GloboNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Rio confirma mais dois casos de mortes por febre do oropouche e chega a três óbitos em 2025

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de...

Operação prende policiais do Amazonas por suspeita de sequestro e tortura em Roraima

Três policiais do Amazonas, ainda não identificados, foram presos em...

PF abre investigação sobre “boom” do garimpo clandestino em Cristalina

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o aumento...

Gripe aviária pode baratear frango, mas impacto na inflação é limitado

A identificação de um foco de gripe aviária no município de...