Ambientalistas aumentam monitoramento da Amazônia com início da temporada de incêndios

Publicado em

Ambientalistas alertam que a Amazônia pode sofrer uma intensa temporada de queimadas este ano, apesar de uma queda nos níveis de desmatamento, já que anos de destruição acumulada somados à chegada do El Niño podem transformar áreas da floresta em barris de pólvora.

Sobrevoando uma região próxima à cidade de Porto Velho esta semana para monitorar a maior floresta tropical do mundo, uma equipe do Greenpeace avistou vários incêndios na área durante o período mais quente do ano, que vai de julho a setembro.

A gente está em pleno verão amazônico, quando é o período mais quente e seco na região e costumeiramente a gente vê um aumento de queimadas”, disse o porta-voz do Greenpeace Brasil, Rômulo Batista, observando a floresta a partir de um avião.

O auge da temporada anual de queimadas na Amazônia geralmente acontece entre agosto e setembro, quando os incêndios tendem a aumentar à medida em que as chuvas diminuem, permitindo que fazendeiros e pecuaristas ateiem fogo em áreas desmatadas.

Em 2023, ambientalistas e especialistas estão em alerta, pois as condições de incêndio podem ser agravadas pelo padrão climático El Niño, que deve se fortalecer em outubro.

O desmatamento na Amazônia brasileira caiu 43% nos primeiros sete meses do ano, de acordo com dados preliminares do governo, aumentando a credibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma voz regional pela conservação ambiental.

Mas seu governo não pode baixar a guarda.

“É importante (manter o controle) porque nos últimos quatro anos a gente teve muita área desmatada”, disse Batista. “Então existe muita matéria orgânica no solo que vai secar e pode aumentar ainda mais os incêndios nos próximos meses”.

Lula assumiu o cargo em janeiro prometendo acabar com o desmatamento até 2030, depois que a destruição aumentou no governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro, que cortou programas e iniciativas de proteção ambiental durante sua mandato, entre 2019 e 2022.

*r7/foto: LEONARDO BENASSATTO/REUTERS – 03.08.2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Abaixo-assinado contra Virginia na Grande Rio ganha apoio de famosa

O mundo do samba ficou em polvorosa, na semana...

Fórum debate impactos da Reforma Tributária na Zona Franca de Manaus

Em sua primeira edição, evento promovido pela FIEAM e...

No Amazonas 93% dos eleitores já estão com o cadastro biométrico regularizado

O uso da tecnologia para o fortalecimento da democracia...

Após morte de enteados em acidente, filha de Mano Menezes faz desabafo

Camilla Menezes, filha do técnico do Grêmio, Mano Menezes,...