O parlamentar deu segmento as visitas aos municípios e em Beruri constatou problemas na infraestrutura e na saúde
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) esteve no município de Beruri, distante 173 quilômetros de Manaus, nesta terça-feira (14) para realizar uma fiscalização técnica e avaliar a situação das obras federais e dos serviços públicos no local. A visita, na companhia do prefeito Emerson Mello, teve como foco a verificação das condições de infraestrutura deixadas pela gestão anterior.
Durante a passagem, o deputado encontrou uma série de obras que ficaram paralisadas, incluindo o hospital municipal e unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, que foram iniciadas pela gestão anterior, mas não concluídas. A falta desses projetos, que receberam recursos federais, prejudicam o acesso da população a serviços essenciais, como a saúde e moradia.
Diante disso, Amom anunciou que irá acionar a Comissão Externa de Obras Inacabadas da Câmara dos Deputados para investigar as causas da paralisação e tomar as medidas necessárias para garantir que os recursos destinados a elas sejam aplicados e não prejudiquem o andamento das ações da nova gestão.
“O que encontramos aqui em Beruri são obras que deveriam beneficiar a população, mas que, por uma gestão inadequada, ficaram pela metade. Não podemos permitir que o dinheiro público seja desperdiçado e que a população continue sem serviços básicos”, afirmou o deputado.
Saúde
Além das obras, a visita de Amom Mandel também teve como objetivo discutir outras problemáticas que afetam o município. Um dos principais pontos levantados foi a situação precária da saúde pública em Beruri. O deputado constatou a falta de medicamentos e a escassez de profissionais de saúde, especialmente médicos especialistas, que se mostram desinteressados em trabalhar no município devido à falta de incentivo financeiro.
Membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Amom destacou que, além da gestão municipal, o Governo do Estado também precisa cumprir com suas responsabilidades, como o envio regular de medicamentos e o apoio aos serviços de saúde.
“Nessa cidade, como tantas outras no interior do estado, temos um problema com a prestação de serviço público na área da saúde. Estou aqui com o prefeito para averiguar denúncias relacionadas a gestão anterior e ajudar no direcionamento dos recursos federais para que a população seja atendida”, ressaltou o parlamentar.
Áreas de risco
Outro problema grave identificado durante a visita foi o risco de desmoronamentos em áreas de risco. Um ano atrás, uma tragédia resultou na perda de duas vidas e na destruição de casas na Vila Arumã, varrida pelo fenômeno das terras caídas, agravado pela crise climática.
O do deputado é autor do Projeto de Lei 2257/2024, que propõe a obrigatoriedade de reavaliação de áreas de risco deslizamento e alagamento, e se comprometeu a buscar soluções para prevenir novos desastres, como a construção de contenções e a realização de estudos geotécnicos para garantir a segurança da população.
————
Assessoria de Imprensa Deputado Amom Mandel em Manaus
Giovanna Marinho – (92) 9 8140-1756 (Whatsapp)