Anabel Mendonça de Souza lança livro ‘Rasgos na carne’, na Valer Teatro, nesta terça-feira (25)

Publicado em

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Anabel Mendonça de Souza, lançará, nesta terça-feira, dia 25 de março, o livro de poesia intitulado ‘Rasgos na carne’.

O evento será realizado no salão de eventos da Valer Teatro, a partir das 17h, a entrada é gratuita. O livro estará disponível na livraria Valer Teatro, no Largo São Sebastião, no dia do lançamento.

De acordo com a coordenadora editorial da Valer e professora doutora em Filosofia, autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós’, Neiza Teixeira, na obra escrita em versos, a autora revela o cotidiano, reflexões sobre os lugares por onde passou e casos que observou à sua volta.

“No livro, a vida real abre-se com intensidade, dado que a autora se esforça para atingir as coisas com a profundidade que lhe é permitida. A autora propõe ao seu leitor que olhe para o lugar onde pisa, veja as coisas que se espalham pelo mundo intensamente, com racionalidade e com o coração”, explicou Neiza.

Ainda segundo Neiza, neste livro, o leitor vai se deparar muitas vezes com os sintomas da sociedade desse terceiro milênio, lançados em traços largos, afastados de campos delimitados.

“O livro de Anabel Mendonça registra o cotidiano, e também reflexões da sua vida como uma pessoa que, no dia a dia, lida com a justiça, e que se preocupa em compreender o mundo à sua volta, com os seus contrates, as suas incertezas e fragilidades,” disse a editora.

A poesia de Anabel Mendonça, como expressão estética autônoma, tangencia o real e o imaginário. Sob essa perspectiva, desenvolve a construção das ideias, sendo exata na pragmática poética de sua comunicação.

Para o poeta e editor Tenório Telles, que escreveu a apresentação da obra, ‘Rasgos na carne’ é uma obra composta de memórias e de experiências inscritas no coração do eu lírico, pelo que têm de significado, encantamento e enriquecimento humano.

“Esses recortes são concebidos como instantâneos existenciais capturados por um olhar sensível e atento, como está evidenciado no poema ‘Entre Tiziano, Rubens e Velásquez’, ressaltou o crítico literário.

Sobre a autora

Anabel Vitória Mendonça de Souza nasceu em Manaus, Estado do Amazonas. É pós-graduada em Direito, e atua como procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas. Coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do MPAM – 2018/24.

Como formações complementares, é mediadora de conflitos, certificada pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos – FNMC, capacitada pela New York University (NYU) School of Professional Studies in Tailored Program in Conflict Resolution and Mediation; é capacitada pela Universidad de Valência Espanha em Solucion Extrajudicial de Conflictos (orden civil, penal, mercantil, laboral, medio ambiente y penitenciario); é capacitada pela Universidad de Talca, Santiago-Chile em Solucion Alternativa de Conflitos; facilitadora em métodos sistêmicos; facilitadora em justiça restaurativa e círculos de construção de paz e capacitada pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul – Ajuris – situações conflitivas e não conflitivas.

No seu campo de atuação, constam:
* Presidente da Comissão de Práticas Jurídicas Contemporâneas da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMC) – Nacional);
* Membro da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia – Alaca;
* Palestrante em temas: Direito das Famílias, Violência Doméstica, Métodos Adequados de Solução de Conflitos, Práticas Restaurativas e Epistemologia Sistêmica;
* Autora de artigos publicados em Revistas Jurídicas Nacionais, entre eles:

O Ministério Público sob o enfoque de uma nova racionalidade epistemológica abonadora do plano de resolutividade autocompositiva, Revista do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG Jurídico – Compor, 2023.
*A fibra do pensamento sistêmico transformativo aplicado aos métodos restaurativos para a consecução da paz social: a interdisciplinaridade e o sistema de justiça em atuação ante a tendência ao fortalecimento da mulher em meio à angústia, ABMC], na luta pelos direitos das mulheres e meninas: avanços e desafios, organizado por Ana Paula Araújo de Holanda, Andrine Oliveira Nunes, Manoela Gonçalves, Margareth Pereira Arbués (OAB Editora, 2022).

* Autora do livro de poesia: Entre os bosques e as alamedas (Ibis Libris, 2018).

Contato da autora: anabelvitoria.souza@gmail.com

 

 

*Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Medalhista olímpico norueguês morre após ser atingido por raio em viagem com a família

Ex-atleta de ponta da seleção nacional de esqui alpino...

Como Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA

O presidente americano, Donald Trump, disse que a Coca-Cola...

Abel Ferreira sai em defesa de Vitor Roque: ‘Joga com 50kg nas costas’

O atacante Vitor Roque chegou a mais uma partida...

TCE-AM alerta para regularização de dados fiscais em onze municípios

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu alerta...