Free Porn
xbporn

Aneurisma da aorta, como de Otaviano Costa, pode ser encontrado em cerca de 2% da população acima de 50 anos

Publicado em

O ator e apresentador Otaviano Costa, de 51 anos, contou nessa segunda-feira (22) que foi submetido a uma cirurgia no peito devido a um aneurisma da aorta. Em vídeo publicado no Instagram, o marido da atriz Flávia Alessandra, de 50, afirmou que descobriu a doença há cerca de 30 dias, quando começou a sentir dores abdominais e se consultou com um cardiologista no dia 6 de junho, um dia antes do aniversário da esposa.

“Em um simples ecocardiograma, ele detectou o avanço de algo que estava colocando a minha vida em risco. Eu estava com um aneurisma da aorta ascendente torácica em um nível muito perigoso. O aneurisma é um inchaço da veia. A qualquer momento eu poderia ter o rompimento da minha aorta e assim ser irreversível”, contou o apresentador.

Ele então passou por uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na semana passada, sob supervisão do cardiologista Roberto Kalil Filho. “Resolvemos apontar a cirurgia como solução definitiva para esse risco, que não seria justo eu mais correr. E não seria justo para as minhas meninas, para a minha família e meus amigos, viver uma vida sob tanto risco, sabendo dessa informação. A cabeça começou a girar porque não é uma cirurgia pequena, é uma cirurgia muito invasiva. Eu estava muito apreensivo. Minha vida estava em risco. Fiz a cirurgia, passei três dias na UTI e agora estou aqui, em apartamento da unidade coronariana do Sírio-Libanês. E estou vivo”, celebrou, contando que continuará o tratamento em casa.

“Celebrando hoje uma semana da cirurgia e também recebo a notícia da minha alta. Ainda estou com dreno, ainda estou com acesso, mas vamos para a recuperação. E agora, com muita paciência, começou a fazer minha volta à vida. Não é fácil. É um recondicionamento físico com muita fisioterapia. Agora é viver a vida plenamente, sem risco nenhum, só acompanhar”, afirmou.

Fatores de risco da doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o aneurisma da aorta pode ser encontrado em cerca de 2% da população acima de 50 anos, 5% em homens com mais de 70 anos e 20% em irmãos de pessoas que já receberam o diagnóstico do problema.

À QuemClaudio Tinoco, coordenador da área de Medicina Nuclear do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, explica que a aorta é a maior artéria do corpo humano, alonga-se desde o coração, passa pelo tórax e vai até o abdômen, onde se divide para fornecer sangue às pernas. ”Quando a aorta dilata e apresenta um diâmetro 50% superior ao normal, dizemos que estamos perante a um aneurisma da aorta”, diz o cardiologista, acrescentando que o aneurisma de aorta é uma condição de alto risco, uma vez que ela pode romper e matar o paciente.

De acordo com o cardiologista Antonio Amorim, Membro do Comitê de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os principais fatores de risco que podem levar o paciente ao quadro de aneurisma de aorta são: a idade (em torno dos 60 aumenta a possibilidade de ter a doença); o sexo masculino (nos homens é encontrado mais frequentemente esse quadro de aneurisma de aorta); a questão genética também é muito importante (se você tem parentes de primeiro grau que têm a doença, precisa manter uma vigilância); doenças crônicas (hipertensão, diabetes ou colesterol elevado, por exemplo, facilitam problemas nos vasos); e hábitos de vida (principalmente o cigarro).

“Para prevenir, as pessoas precisam ter um estilo de vida mais saudável, evitar tabagismo, ter uma boa alimentação e fazer atividade física. Se o paciente tem alguma doença crônica ou algo que possa favorecer isso a longo prazo, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, precisa ter essas doenças controladas e fazer avaliações periódicas/exames anuais com o seu cardiologista”, orienta Antonio Amorim.

Fonte: Revista Quem/Foto: Reprodução/Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Caso Djidja: MP pede condenação da mãe e do irmão da ex-sinhazinha e de mais cinco por tráfico de drogas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicitou à Justiça...

Justiça Eleitoral de SP alerta para golpe da falsa convocação de mesários para o 2° turno

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) alertou a população...

Seca aumenta preço de alimentos em Manaus

A seca severa que afeta o Amazonas e as...

Atendimentos no PAC Via Norte estão suspensos por tempo indeterminado, diz Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e...