Anvisa aprova nova indicação para vacina nonavalente contra HPV

Publicado em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na terça-feira (10/2), nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9. Com a decisão, o imunizante passa a ter autorização formal para prevenir cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço relacionados aos nove tipos de HPV cobertos pela vacina.

Até então, esses tumores não constavam explicitamente na bula como indicação aprovada. Porém, uma “nova indicação” não significa que a vacina mudou de composição.

Significa que a Anvisa analisou dados científicos apresentados pela fabricante e autorizou oficialmente o uso do produto para prevenir mais um grupo de doenças. No caso da Gardasil 9, a bula já incluía a prevenção de:

  • câncer do colo do útero;
  • câncer da vulva;
  • câncer da vagina;
  • câncer do ânus;
  • lesões pré-cancerosas;
  • verrugas genitais;
  • infecções persistentes causadas por tipos oncogênicos do HPV.

Agora, passam a constar também os cânceres de orofaringe e de cabeça e pescoço.

A vacina Gardasil 9 (nonavalente) protege contra nove tipos de HPV: 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58, cobrindo cerca de 90% dos tipos de HPV causadores de câncer.

Quem pode receber a vacina com a nova indicação

A autorização vale para pessoas de 9 a 45 anos de idade, incluindo homens e mulheres. A agência destaca que a vacinação é mais eficaz quando realizada antes do início da vida sexual, já que o HPV é transmitido principalmente por contato sexual. Isso porque a vacina atua prevenindo a infecção pelos tipos de HPV. Ela não trata infecções já existentes.

Os cânceres de orofaringe — que atingem regiões como base da língua e amígdalas — e outros tumores de cabeça e pescoço podem estar associados a infecções persistentes por HPV.

Segundo a nota publicada, a aprovação da Anvisa se baseia na capacidade da vacina de induzir resposta imunológica robusta contra os tipos virais oncogênicos e na prevenção da infecção persistente por esses vírus. A infecção persistente é considerada etapa fundamental no desenvolvimento de câncer relacionado ao HPV.

A medida amplia o escopo de prevenção do produto e reforça o papel da vacinação como estratégia contra diferentes cânceres relacionados ao HPV, dentro da faixa etária de 9 a 45 anos autorizada pela Anvisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...

Polícia prende 37 adultos e apreende 5 adolescentes por apologia ao crime no AM

Policiais civis e militares prenderam 37 pessoas entre a...

Canadá: polícia identifica atiradora de ataque com 10 mortos em escola

Autoridades canadenses identificaram a responsável pelo ataque a tiros em...

Ministro de Portos e Aeroportos anuncia data de saída do governo Lula

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) (foto...