A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na região metropolitana de São Paulo, afirma que a indenização aos clientes afetados pelo apagão que chegou a durar seis dias será analisada individualmente. Cerca de 3,1 milhões de imóveis foram prejudicados pela falta de luz após o temporal do último dia 11.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Enel, que também assegurou que a concessionária está acelerando os processos de indenização relativos aos danos elétricos e que vai analisar caso a caso as demais situações.
A Enel afirmou, em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (17/10), que todos os clientes atingidos pelo blecaute já tiveram a energia restabelecida. Ao todo, houve 1.492 árvores e galhos afetados e 251 postes danificados pelo temporal.
Temporal do dia 11/10
Além da falta de luz, houve um rastro de mortes e destruição no estado. De acordo com a Defesa Civil, sete pessoas morreram em consequência das chuvas: três em Bauru, no interior; duas em Cotia; uma em Diadema, na Grande São Paulo; e uma na capital paulista.
Muitos semáforos foram desligados durante o temporal e, em alguns cruzamentos da capital, essa situação se mantém. Em nota ao Metrópoles, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que o apagão provocou o desligamento de 187 faróis.
Novas chuvas
A possibilidade de um novo temporal já assombra moradores de bairros que foram bastante afetados pela tempestade e pelo apagão em São Paulo, onde a energia elétrica foi restabelecida há pouco tempo e os telhados ainda não foram completamente refeitos. Manter geladeiras e estoques vazios e fazer obras de emergência para evitar tragédias são algumas das providências de quem já sofreu muito nos últimos dias.
A Defesa Civil emitiu alerta para temporal e rajadas de vento no estado de São Paulo, entre esta sexta-feira (18/10) e domingo (20/10). Segundo o órgão, é esperado que uma frente fria com precipitações significativas, acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento de até 60 km/h, passe pela região. O acumulado de chuvas durante os três dias de fim de semana pode chegar a 200 mm em “diversas regiões do estado”.
O interior paulista deve ser a área mais afetada. Para as cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e a área da Serra da Mantiqueira, são esperados acúmulos de 200 milímetros de chuva.
O fim de semana também deve ser bem chuvoso no litoral norte e conta com uma previsão de 150 mm de precipitação.
Foto:Reprodução X/ Metrópoles