Aplicativo será criado para desburocratizar a doação de órgãos

Publicado em

O corregedor nacional de Justiça e ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Luís Felipe Salomão, anunciou um convênio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com os cartórios extrajudiciais para facilitar os documentos que regulam a doação de órgãos quando ocorre uma morte.

Um aplicativo no telefone celular vai permitir a certificação da documentação. Segundo o magistrado, mais do que desburocratizar, a ação representa um ato de cidadania ao estimular a doação de órgãos.

O Brasil é o quarto país em número absoluto de transplantes, ficando dos Estados Unidos, China e Índia. No ano passado, de cada mil pessoas que morreram no país, 14,5% poderiam ser doadoras em morte encefálica, mas somente 2,6% tornaram-se doadoras.

Recusa familiar

A taxa de doadores é maior no Sudeste e no Sul. A principal barreira existente no Brasil para a doação é a recusa familiar. Em 2023, 42% das famílias recusaram a doação do órgão de um ente falecido.

Cerca de 60 mil pessoas aguardam por algum órgão no Brasil. A maioria espera por um novo rim (32.862 pessoas), vindo, a seguir, fígado (1.391), coração (359), pulmão (158), e pâncreas (11).

No ano passado, a lista de espera por um novo órgão recebeu 42 mil pessoas e em torno de três mil pessoas morreram sem receber a doação. Atualmente, 1.381 crianças esperam por um novo órgão. A maioria aguarda por um novo rim (335), seguido por fígado (63), coração (49) e pulmão (6).

Foto: Elza Fiúza/ABr/ *Amazonas Atual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Naufrágio no Amazonas: buscas por desaparecidos já percorreram mais de 200 quilômetros em rios

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas já...

Síndico que matou corretora usou dinheiro de condomínio para pagar advogado

A Polícia Civil concluiu que o síndico Cléber Rosa de...

Argentina: Milei quer reforma trabalhista aprovada em uma semana

Após a aprovação do polêmico projeto de reforma trabalhista na Argentina...

Enem dos Concursos: governo divulga lista preliminar de classificados na prova

A lista preliminar de classificados nas vagas da segunda edição do CNU...