Após polêmica com Yan Couto, CBF diz que atletas têm ‘autonomia sobre sua própria aparência’

Publicado em

O lateral-direito Yan Couto, do Girona, deu uma declaração recente, em entrevista ao ‘UOL’, afirmando que mudou o seu visual após um ‘pedido’. O jogador, que usou cabelo rosa durante toda a temporada no futebol espanhol e nos primeiros jogos pela seleção brasileira, não confirmou se o tal pedido veio da comissão técnica ou dirigentes da CBF.

– Foi um pedido, basicamente. Falaram que o rosa é meio ‘vacilão’ assim. Eu não acho, mas vou respeitar, né. Me pediram, vou fazer – disse Yan em entrevista ao ‘UOL’.

Após a polêmica, nesta sexta-feira, a CBF se pronunciou em nota oficial – sem citar Yan – e afirmou que tem um compromisso com a liberdade de expressão de seus atletas e colaboradores.

“A CBF reafirma seu compromisso com a liberdade, a pluralidade, o direito à autoexpressão e livre construção da personalidade de cada indivíduo que trabalhe na entidade ou defenda a Seleção Brasileira. Para a entidade, o desempenho do colaborador fala por si só.

O compromisso da CBF é com o bom futebol e as melhores práticas de gestão. Cada colaborador ou atleta deve ter autonomia sobre sua própria aparência, credo, orientação sexual, expressão de gênero. Desde o início da atual gestão, a CBF tem como uma das prioridades a luta contra o racismo e qualquer tipo de preconceito no futebol.

A entidade é parceria do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e do coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, e está sempre aberta a novas iniciativas para que o futebol brasileiro se torne um espaço mais inclusivo e livre de preconceitos.”

Na última semana, em coletiva de imprensa, Yan Couto desconversou sobre a mudança de visual, e afirmou que a troca de cor do cabelo era uma representação de ‘fim de ciclo’.

– Estava jogando com o cabelo rosa a temporada toda. Na verdade, foi uma escolha minha, estava dando certo, foi legal. Mas foi uma coisa mais para o Girona, muita gente lá pintou o cabelo, foi meio que moda. Aqui na Seleção, o ciclo encerrou. Sou o Yan de cabelo preto, não muda nada, continua sendo o mesmo – disse.

Com ou sem cabelos coloridos, o Brasil estreia na Copa América no próximo dia 24 de junho, contra a Costa Rica, pela primeira rodada do Grupo C da competição, às 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fonte: O Globo/Foto: Vítor Silva / CBF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Adolescente de 14 anos morre em acidente causado por motorista alcoolizado, no bairro Nova Cidade

Uma adolescente, de 14 anos, morreu na tarde desta...

Reunião no TCE-AM define Comitê de Crise para Saúde Pública no Amazonas

Em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (17),...

Ministro diz que não pode haver teto de gastos para educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira...
%d blogueiros gostam disto: