Equipes de resgate trabalham nesta quarta-feira (18) para localizar nove esquiadores desaparecidos após uma avalanche no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. Outros 6 esquiadores que faziam parte do grupo foram resgatados com vida – dois deles foram hospitalizados.
A avalanche ocorreu às 11h30 locais (16h30 em Brasília), no Castle Peak, um dos mais populares picos da Floresta Nacional de Tahoe, segundo a polícia do condado de Nevada, que faz divisa com a região.
Equipes de socorro foram enviadas para o local da avalanche na terça após uma ligação para o 911 relatando pessoas soterradas. Naquele momento, uma forte tempestade de inverno atingia a Califórnia.
As condições extremas nas montanhas retardaram o resgate, e as equipes levaram várias horas para alcançar os 6 esquiadores sobreviventes e levá-los para um local seguro. A região segue em alerta para novas avalanches.
Uma viagem de esqui de três dias
Os esquiadores estavam no último dia de uma travessia de três dias de esqui fora de pista, disse Steve Reynaud, meteorologista da Sierra Avalanche Center para a Floresta Nacional de Tahoe, que mantinha contato com pessoas no local.
Reynaud afirmou que o grupo passou duas noites em cabanas, em uma viagem que exigia atravessar “terreno montanhoso acidentado” por até 6,4 km, carregando toda a comida e suprimentos.
O capitão Russell Greene, do xerife do condado de Nevada, disse que as autoridades foram notificadas pela empresa de esqui que liderava a expedição, Blackbird Mountain Guides, e também por sinais de emergência enviados por localizadores que os esquiadores carregavam. Os socorristas avançaram com cautela devido ao risco de novas avalanches.
A empresa afirmou em comunicado em seu site que estava coordenando a operação com as autoridades.
Condições perigosas em áreas remotas
A Califórnia está sendo atingida nesta semana por uma poderosa tempestade de inverno, com temporais severos, ventos fortes e neve intensa nas áreas montanhosas.
“Está particularmente perigoso no backcountry (áreas remotas) agora porque estamos no auge da tempestade”, disse Brandon Schwartz, principal meteorologista de avalanches do Sierra Avalanche Center, com base em Truckee.
*g1/Foto: AP/Brooke Hess-Homeier


