O estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está em estado crítico. A baixa oferta de sangue se arrasta desde o início do mês de fevereiro e a aproximação do Carnaval acionou o sinal de alerta do hemocentro nessa semana.
O estoque é crítico para as tipagens negativas, como A, B e AB. E ainda para O negativo e O positivo, sendo esses dois últimos a maior preocupação. O negativo é muito usado em situações de urgência, como acidentes de trânsito. E o O positivo é a maior demanda Transfusional do Amazonas, com média de 80 bolsas distribuídas diariamente para os hospitais.
Segundo o Hemoam, durante o Carnaval a demanda de transfusões de emergência costuma aumentar bastante. O índice de acidentes de trânsito, violência e outras ocorrências de urgência aumentam consideravelmente nessa época, mas o comparecimento de doadores é cada vez menor.
O Estoque de sangue do Hemoam soma atualmente 370 bolsas de sangue. Essa quantidade representa um número 60% menor do estoque considerado seguro para o período.
De O positivo a quantidade em estoque é de 83 bolsas, quantidade três vezes menor do que o considerado seguro que é de 250 bolsas.
Mesmo com intensificação de campanhas de incentivo à doação como preparo para o carnaval, o Hemoam também afirmou que o comparecimento de doadores não foi suficiente frente a demanda de distribuição aumentada em todo o Amazonas.
Requisitos
Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas e estar bem alimentado.
Funcionamento durante o Carnaval
O Hemoam está funcionando normalmente neste sábado (18) das 7h às 18h. Neste domingo (19) estará fechado. Na segunda de carnaval (20) funcionará de 7h às 18h. Fica fechado no feriado de terça (21) e reabre na quarta-feira de cinzas (22) de 13h às 18h.
O Hemoam em Manaus está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.
*g1 Amazonas