Bill Gates vê possibilidade de semana de 3 dias de trabalho com avanço da IA

Publicado em

O experimento da semana de 4 dias de trabalho já é realidade em algumas empresas, mas, nesta semana, Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, levantou a possibilidade de uma jornada ainda menor, de três dias, com ajuda da tecnologia.

Em entrevista ao podcast “What Now?”, o bilionário respondeu a uma pergunta do entrevistador Trevor Noah, sobre a inteligência artificial (IA) poder fazer pessoas perderem seus empregos.

“Se você diminuir o zoom, você sabe que o propósito da vida não é apenas trabalhar. Então, se você eventualmente conseguir uma sociedade onde você só tem que trabalhar três dias por semana ou algo assim, provavelmente está tudo bem se as máquinas puderem fazer toda a comida e outras coisas e não termos que trabalhar tanto”, disse Bill Gates.

Na conversa, Trevor Noah comentou o fato de a tecnologia também ajudar a gerar empregos: “O computador substituiu o que tantas pessoas estavam fazendo como seus empregos e, ainda assim, por causa do computador, milhões e milhões de pessoas têm empregos”, citou.

Bill Gates apontou que a relação da sociedade com o trabalho muda a cada geração e que, além do emprego, as pessoas podem usar seu tempo livre para outras ações positivas.

Em março deste ano, o bilionário disse em seu blog que o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) é o avanço tecnológico mais importante em décadas e equiparou os recentes avanços à criação do microprocessador, do PC, da internet e do telefone celular.

“Isso mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras”, escreveu.

No Brasil, 20 empresas brasileiras estão participando de um experimento da semana de 4 dias de trabalho.

Nesta primeira fase, as empresas vão definir suas estratégias para se adaptarem diante da nova carga horária. A redução para a semana de 4 dias começa em seguida, em dezembro ou janeiro, mantendo o salário dos funcionários.

A iniciativa, que começou em 2019 na Nova Zelândia, ganhou força na pandemia, e é conduzida pela ONG britânica 4 Day Week Global e pela brasileira Reconnect Happiness at Work. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será responsável por avaliar de forma qualitativa o processo no Brasil.

*g1 / Foto: Reuters/Arnd Wiegmann

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Operação prende policiais do Amazonas por suspeita de sequestro e tortura em Roraima

Três policiais do Amazonas, ainda não identificados, foram presos em...

PF abre investigação sobre “boom” do garimpo clandestino em Cristalina

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o aumento...

Gripe aviária pode baratear frango, mas impacto na inflação é limitado

A identificação de um foco de gripe aviária no município de...

Dois funcionários da embaixada de Israel morrem baleados nos EUA

Dois funcionários da Embaixada de Israel nos Estados Unidos...