Bluesky ou Threads? Entenda a diferença das redes após suspensão do X

Publicado em

Os internautas brasileiros miram outras plataformas após a suspensão da rede social X em todo o Brasil. Os aplicativos Bluesky e Threads ganharam destaque após a ordem de suspensão do antigo Twitter pelo ministro Alexandre de Moraes, na última sexta-feira (30/08).

Desde o bloqueio da plataforma de Elon Musk, a Bluesky ganhou 2 milhões de usuários no Brasil e chegou a 4 milhões de perfis. Já o Threads conquistou cerca de 3,4 milhões de brasileiros desde a suspensão do X.

De acordo com a especialista em comunicação política Bianca Silvino, os internautas brasileiros adeptos ao X podem identificar pequenas semelhanças no Bluesky a partir dos aspectos como, curtidas e respostas, layout e seguidores. A rede social também permite que os usuários possam escolher serviços de moderação oferecidos por terceiros e filtrar seguidores a partir de assuntos de interesse.

Já o Threads, que faz parte da rede Meta, adere um modelo tradicional e consolidado, baseado em publicidade e coleta de dados para direcionamento de anúncios, dando espaço para a monetização mais direta e previsível. “Há de se considerar o uso de cada plataforma”, afirma Bianca.

O Bluesky fornece uma personalização maior para a interação com diferentes experiências, conforme as ‘abas’ que mais combinam com a forma do internauta de navegar. Enquanto que o Threads conta com uma equipe interna de gerenciamento e moderação de conteúdos guiado por políticas e diretrizes estabelecidas pelo Meta, lembra a especialista.

Monetização

A especialista diz que a falta de Trending Topics no Threads gerou queixas entre diversos usuários devido à ausência do tópico “assuntos mais comentados”. Isso pode acabar sendo um obstáculo para quem depende de atualizações em tempo real.

Por enquanto, o Bluesky não oferece formatos de mídia para marcas e ainda não existem planos de monetização. Já o Threads, apesar dos planos de inclusão de anúncios, não possui formatos disponíveis.

Foto:Reprodução/ *Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Policiais resgatam oito pessoas feitas reféns por piratas no Amazonas

Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram...

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...