Free Porn
xbporn

Bolsonaro entra com novo recurso para tentar reverter decisão do TSE que o deixou inelegível

Publicado em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com recurso na noite desta sexta-feira, 6, para tentar reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o deixou inelegível por espalhar informações falsas e atacar o sistema de votação.

Bolsonaro foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em julho de 2022. O placar foi de 5 a 2.

A defesa do ex-presidente questiona a inclusão da minuta golpista apreendida na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, no rol de provas do processo. Os advogados afirmam que o documento apócrifo é posterior ao encontro com os diplomatas e não tem relação com a ação.

O recurso passará primeiro por uma análise do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, que vai verificar se preenche os requisitos básicos, e então deve seguir para julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Tribunal Superior Eleitoral já rejeitou um primeiro recurso do ex-presidente. O julgamento ocorreu no plenário virtual e foi unânime. O ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, afirmou que a defesa de Bolsonaro tenta ‘minimizar a gravidade da conduta’.

“A responsabilidade pessoal do embargante (Bolsonaro) foi fixada com base nos atos que comprovadamente praticou ao se valer das prerrogativas de Presidente da Repu´blica e de bens e servic¸os pu´blicos, em grave violac¸a~o a deveres funcionais, com o objetivo de esgarc¸ar a confiabilidade do sistema de votac¸a~o e da pro´pria instituic¸a~o que tem a atribuic¸a~o constitucional de organizar eleic¸o~es”, votou o ministro.

Declarado inelegível pelo TSE, Bolsonaro fica impedido de participar das eleições de 2024, 2026 e 2028, mas ainda terá chance de participar do pleito de 2030, segundo especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo Estadão. Isso porque o prazo da inelegibilidade tende a ser contado a partir da última eleição disputada, ou seja, 2 de outubro de 2022. Como o primeiro turno da eleição de 2030 está previsto para 6 de outubro, Bolsonaro já teria cumprido a punição. Um eventual registro de candidatura, no entanto, depende do aval da Justiça Eleitoral.

*Estadão Conteúdos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Multidão invade delegacia e lincha suspeito de estuprar e matar criança de 1 ano no Amazonas

Uma multidão invadiu a delegacia de Jutaí, no interior...

“Manausmed chegou ao fundo do poço”, denuncia vereador Rodrigo Guedes

Defensor dos direitos dos servidores estatutários da Prefeitura de...

Comediante cega denuncia importunação sexual durante show de stand-up em SP: ‘Vamos expor, eles são nojentos’

A Polícia Civil investiga uma denúncia de importunação sexual...

Israel bombardeia Beirute no maior ataque ao Líbano desde o início da guerra, e 8 morrem; Hezbollah lança 150 foguetes

O Exército de Israel bombardeou Beirute nesta sexta-feira (20), no maior ataque...