Bolsonaro segue internado na UTI após cirurgia e apresenta estado clínico estável, diz boletim

Publicado em

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital DF Star, em Brasília, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (25). A equipe médica informou que o quadro clínico é estável, sem novos episódios de elevação da pressão arterial, e que o ex-presidente está em acompanhamento pós-operatório.

Segundo o boletim, Bolsonaro foi submetido a tomografia de tórax e abdômen, que mostraram evolução compatível com o pós-operatório, sem complicações ou necessidade de novos procedimentos. Segundo os médicos, também foram adotadas medidas para controle de alterações nos exames laboratoriais do fígado.

O ex-presidente permanece em jejum oral e teve uma pausa temporária na nutrição parenteral. Ele continua com sessões de fisioterapia motora e com medidas de prevenção de trombose venosa, comuns no período de recuperação após cirurgias.

Ainda de acordo com o boletim, visitas continuam suspensas e não há previsão de alta da UTI.

O informe foi assinado pelos médicos responsáveis pelo acompanhamento, incluindo o chefe da equipe cirúrgica, Dr. Cláudio Birolini; os cardiologistas Dr. Leandro Echenique e Dr. Brasil Caiado; o coordenador da UTI, Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior; o diretor médico do hospital, Dr. Guilherme Meyer; e o diretor geral, Dr. Allisson Barcelos Borges

Internação

O ex-presidente foi submetido a cirurgia após passar mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte, no último dia 11, quando sentiu dores e distensão abdominal. De acordo com os médicos, a operação foi necessária devido a uma obstrução intestinal.

Apesar da recomendação para não receber visitas, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, visitou Bolsonaro na terça-feira (22).

No dia anterior, Bolsonaro disse que apresentava melhoras “significativas”. Nas redes sociais, ele informou que os drenos do abdômen foram retirados e o curativo da incisão cirúrgica foi trocado.

“Sigo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, ainda em acompanhamento pós-operatório. Estou sem febre e com a pressão arterial controlada”, escreveu o ex-presidente.

Cirurgia

Realizada “sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue” em 13 de abril, a cirurgia no intestino de Bolsonaro durou 12 horas. Segundo os médicos, apesar de o prcedimento ter sido bem-sucedido, o ex-presidente ainda precisa dos cuidados da UTI.

De acordo com o cardiologista Leandro Echenique, quando se faz uma operação deste porte, o corpo do paciente fica mais inflamado, e isso pode levar a uma série de intercorrências, exigindo monitoramento da pressão arterial e ações para possíveis infecções. Ainda segundo os médicos, Bolsonaro continua se alimentando por via venosa e, até o momento, não há previsão para que a alimentação oral seja retomada.

 

 

 

*R7/Foto: Reprodução/Redes sociais/Instagra – Jair Bolsoanro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Polícia prende grupo que iria roubar celulares no show da Lady Gaga

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou a Operação Rastreio,...

Xi Jinping se juntará a Lula em visita à Rússia a convite de Putin

O Kremlin anunciou neste domingo (4/5) que o presidente da China, Xi Jinping,...

Argentina: morte de operário brasileiro gera revolta de trabalhadores

O técnico brasileiro Regis Barcelos Fernandes, de 55 anos,...

Bolsonaro anuncia alta e diz querer ir a ato pró-anistia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro comunicou a aliados, por meio de mensagem...