O Corpo de Bombeiros de Ipatinga, no Vale do Aço, confirma ao menos seis mortes nos soterramentos ocorridos na madrugada desse domingo (12), após o forte temporal que atingiu a cidade, que fica a 209 km de Belo Horizonte. Segundo informações da Prefeitura, choveu 80 mm em apenas uma hora, em diversas áreas do município.
No bairro Bethânia, duas casas desabaram, deixando várias pessoas soterradas. Na rua Turim foram retirados dois corpos da mesma família e outros três seguem sendo procurados. Na rua Tucanuçu, uma idosa de aproximadamente 70 anos foi encontrada morta; na rua Salomão, um homem de aproximadamente 30 anos teve o corpo encontrado por vizinhos; na rua Boston, o corpo de um menino, de oito anos, também foi localizado.
O desabamento também deixou desaparecidos em diferentes pontos da cidade. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade também ficou alagada. Conforme os militares, houve 58 acionamentos referentes à chuva que atingiu Ipatinga entre a noite desse sábado (11) e a manhã deste domingo (12).
A Polícia Civil e a Defesa Civil Estadual acompanham as ocorrências na cidade e o Corpo de Bombeiros ainda procura outras vítimas. A Prefeitura de Ipatinga decretou situação de emergência.
Pronunciamento governador
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se pronunciou nas redes sociais. Ele prestou solidariedade às famílias das vítimas dos desabamentos e colocou à disposição do prefeito da cidade a estrutura do Governo de Minas para fortalecer o resgate e assegurar o atendimento às pessoas afetadas pelos estragos das fortes chuvas. O governador também disse que estará na cidade até a manhã de segunda-feira (13).
*R7/Foto: Reprodução/Record Minas