Apenas dois dias depois de levar o título da Fórmula 2 em Abu Dhabi, o brasileiro Gabriel Bortoleto voltou ao circuito de Yas Marina e dirigiu pela primeira vez o carro da Sauber, casa do paulista na Fórmula 1 em 2025. Após completar 74 voltas, o campeão da F2 terminou o primeiro dos dois testes de pós-temporada desta terça-feira (10) na oitava posição, com o tempo de 1m25s306.
Gabriel Bortoleto participou dos testes de pós-temporada pela equipe suíça ao lado do alemão Nico Hulkenberg, outro rosto novo na escuderia. Apesar de os tempos não serem tão importantes nesse tipo de atividade, o brasileiro terminou à frente do companheiro, 17º colocado com o tempo de 1m26s351.
Outro brasileiro a participar da sessão foi Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin. Ele deu 68 voltas no circuito de Abu Dhabi e terminou na 13ª posição, com 1m25s819.
Os testes de pós-temporada da Fórmula 1 têm como objetivo entender e evoluir o trabalho da equipe, especialmente para pilotos de casa nova ou com pouca experiência, caso de Gabriel Bortoleto. Nesta sessão, as equipes são obrigadas a usar dois carros: um deles deve ter um piloto com a superlicença (documento exigido para participar da categoria).
O outro deve ser obrigatoriamente um novato, com no máximo duas participações em corridas na Fórmula 1. Por isso, muitas equipes optam por dar rodagem a pilotos reservas em Abu Dhabi. Como Bortoleto ainda não participou de um GP na categoria, entrou no teste no posto de novato.
Aos 20 anos de idade, Bortoleto teve ascensão meteórica no automobilismo. Ele iniciou sua trajetória no kart aos sete anos e estreou em carros de fórmula em 2020. Passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA) antes de chegar à Fórmula 3, em 2023. Na primeira temporada na F3, foi o campeão pela Trident após vencer duas provas. Com o bom desempenho, garantiu vaga na Fórmula 2 em 2024. Agora, sagrou-se campeão com dois triunfos na categoria.
Outros dois pilotos trocaram de carro em relação ao campeonato de 2024 nesta sessão: Esteban Ocon, da Alpine até a penúltima corrida do ano, dirigiu a Haas e ficou com o 19º tempo. Yuki Tsunoda, da RB, testou pela primeira vez a RBR e ficou na 11ª colocação. Ainda não há definição sobre o futuro do japonês, que é um dos nomes considerados pela RBR em caso de demissão de Sergio Pérez.
Veja os pilotos que participaram do primeiro teste em Abu Dhabi:
- Alpine: Jack Doohan e Paul Aron*
- Aston Martin: Felipe Drugovich* e Jak Crawford*
- Ferrari: Charles Leclerc e Arthur Leclerc*/Antonio Fuoco*
- Haas: Esteban Ocon e Ryo Hirakawa*
- McLaren: Lando Norris/Oscar Piastri e Patricio O’Ward*
- Mercedes: George Russell e Frederik Vesti*/Kimi Antonelli*
- RB: Liam Lawson e Awumu Iwasa*
- RBR: Yuki Tsunoda e Isack Hadjar*
- Sauber: Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto*
- Williams: Carlos Sainz e Luke Browning*
*Pilotos que nunca disputaram um Grande Prêmio na Fórmula 1
