Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

Publicado em

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar o modelo de trabalho remoto (“home office”) para quase 900 funcionários a partir de janeiro de 2026.

A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e confirmada pela instituição financeira. Em princípio, a medida é válida para duas áreas específicas do banco.

No departamento de investimentos do Bradesco, 844 funcionários terão de retornar aos escritórios a partir do dia 2 de janeiro do ano que vem. A tesouraria, por sua vez, terá 50 profissionais em regime 100% presencial. Todos os cargos atingidos pela mudança estão locados em São Paulo (SP) e na região de Osasco (SP).

O que diz o Sindicato dos Bancários

Por meio de nota, o sindicato informou que “acompanha de perto o processo e reforça que qualquer retorno presencial deve ocorrer com condições estruturais e organizacionais adequadas, garantindo saúde, segurança e qualidade de trabalho para todos”.

A entidade convocou uma plenária com os trabalhadores do Bradesco para o dia 9 de dezembro, a partir das 19 horas.

“Esta mudança causa impactos enormes na rotina e na qualidade de vida destes bancários, que, de forma justa, estão indignados com a mudança, uma péssima notícia neste final de ano para eles e suas famílias”, afirmou a presidente do sindicato, Neiva Ribeiro.

“O sindicato quer ouvir estes bancários e, juntos, definir os próximos passos de um movimento de mobilização, que pressione o banco a negociar. Portanto, é de fundamental importância a participação de todos os trabalhadores impactados na plenária”, completou a dirigente sindical.

Segundo informações do próprio sindicato, a informação sobre a mudança no modelo de trabalho deixou os bancários “insatisfeitos”. “Muitos não batem o ponto e podem trabalhar de qualquer lugar. O banco sabe que os trabalhadores são comprometidos, mas quer ter o controle total sobre seus funcionários”, disse o dirigente sindical Vanderlei Alves, que é bancário do Bradesco.

Em comunicado publicado em seu site, o Sindicato dos Bancários diz ainda que “está à disposição de todos os funcionários do Bradesco para receber relatos de problemas estruturais ou qualquer transtorno decorrente da mudança no regime de trabalho”.

O que diz o Bradesco

Procurado pela reportagem do Metrópoles, o Bradesco informou que “cerca de 50% dos mais de 82 mil funcionários trabalham de forma híbrida”.

“A definição da rotina é orientada pela liderança de cada área, que estabelece a matriz ideal de dias presenciais e remotos com base nas especificidades operacionais. O Bradesco busca sempre um equilíbrio entre o presencial e o remoto, com foco na produtividade e no bem-estar das pessoas”, afirma o banco.

 

*Metrópoles/Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...