Brasileiro diz que teve ‘sensação de morte’ em voo da Latam que perdeu altitude: ‘Em um piscar de olhos, caí duas cadeiras para trás’

Publicado em

O designer de interiores Henrique Cidreira, de 36 anos, era um dos dois brasileiros que estavam no voo da Latam entre a Austrália e a Nova Zelândia que sofreu uma súbita perda de altitude na segunda-feira (11). Veja vídeo abaixo do momento do incidente.

O voo LA800 fazia a rota entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com uma escala em Auckland (Nova Zelândia), e levava 263 passageiros e nove tripulantes.

Durante o trecho entre a Austrália e a Nova Zelândia, o Boeing 787 “despencou”, disse Henrique, fazendo com que as pessoas fossem lançadas ao teto da cabine e no chão.

A Latam afirmou que houve uma “forte movimentação” e que as causas estão sob investigação. Veja a íntegra da nota da Latam ao final da reportagem. A aeronave pousou em Auckland às 16h26 (0h26 em Brasília) desta segunda. Cerca de 50 pessoas que se feriram ao bater a cabeça no teto receberam primeiros socorros, e 13 foram levadas para o hospital.

As autoridades de aviação do Chile e da Nova Zelândia irão investigar o incidente.

Henrique afirma ter voado do assento no momento em que avião despencou. Ele afirma que foi atirado para o alto e caiu no corredor entre as poltronas.

“Em um piscar de olhos caí duas cadeiras para trás”, disse ele, que estava sem o cinto de segurança. A aeronave estava em voo de cruzeiro, em que o aviso de cintos costuma estar apagado.

Durante o tempo em que o avião teve uma queda súbita, Henrique afirmou ter tido a impressão de que a aeronave iria cair.

Henrique mora na Austrália e não vem ao Brasil há dois anos. O voo que ele e o companheiro pegaram era parte do caminho para cá. Ele deve embarcar de volta nesta terça (12).

“A queda foi repentina. De repente, as pessoas que estavam sem cinto foram lançadas para o ar, bateram no teto e, então, caíram. Muitas bateram a cabeça, se cortaram, havia gente sangrando, muito olho roxo, uma moça trincou duas costelas”, diz o homem.

‘Silêncio’

O incidente todo foi rápido, de acordo com ele:

“Não durou nem cinco segundos. Foi algo muito repentino, demorou segundos, e então o avião estabilizou. Nesse momento, parecia que o avião estava desligado, porque ficou um silêncio, mas o voo continuou”.

Henrique conta que os passageiros ficaram em pânico.

“Eu estava no chão, preso entre as cadeiras no corredor, com as pernas para cima. Meu companheiro estava no banco, ele me ajudou e eu voltei para o meu assento. Foi um pânico. Até agora não temos noção do que aconteceu”, afirma ele.

Henrique descreve a experiência como traumática, e os passageiros, segundo ele, continuam sem respostas sobre o que aconteceu. O designer de interiores contou quer o piloto não falou nada após a perda de altitude.

A maioria dos passageiros voltou aos seus assentos e colocou os cintos, porque não sabiam se o avião enfrentaria uma segunda situação como essa.

Cintos usados como tala

A equipe de bordo tentava ajudar como podia, mas eram poucas pessoas para muitos feridos, ele conta.

“As aeromoças pediam para que as pessoas que tinham cinto de roupa, a peça emprestada para fazer tala no braço de uma pessoa, pediam medicação para dor para dar para quem estava ferido. Era gente demais ferida. Elas fizeram o melhor que puderam, mas não conseguiam ajudar todo mundo. As crianças choravam, gritavam”, ele afirma.

Henrique diz que a situação só ficou tranquila quando o avião pousou. “Nesse momento, as pessoas bateram palma porque estávamos no chão”, diz.

*G1/Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...