Início Esportes Brasileiro se torna primeiro tenista da ATP em atividade a se declarar...

Brasileiro se torna primeiro tenista da ATP em atividade a se declarar LGBTQIAPN+

0

O tenista brasileiro João Lucas Reis se tornou o primeiro em atividade do circuito masculino da ATP a se declarar publicamente LGBTQIAPN+. No último sábado, em suas redes sociais, o atleta publicou uma foto com o seu namorado e a mensagem “feliz aniversário, feliz vida, te amo”, tornando público o relacionamento.

O tenista pernambucano, que atualmente é o número 11 do Brasil e no ranking da ATP ocupa a 401ª posição, não falou explicitamente sobre sua orientação sexual, mas se expressou publicamente de forma implícita ao postar em suas redes sociais várias fotos e se declarar ao namorado, no dia do aniversário dele.

Em sua postagem, Reis recebeu apoio de diversos tenistas brasileiros, como Thiago Monteiro, Pedro Boscardin, Gustavo Heide, Eduardo Ribeiro, Mateus Alves, Ana Candiotto e Gilbert Klier.

O ato do brasileiro foi pioneiro, pois historicamente há uma escassez de tenistas do circuito masculino que se declararam LGBTQIAPN+.

No circuito mundial, algumas estrelas do tênis já declararam apoio à comunidade LGBTQIAPN+ como os norte-americanos John McEnroe e Serena Wiliiams, além do britânico Andy Murray. Mas, historicamente, são raros os tenistas do circuito profissional que se declararam LGBTQIAPN+. Entre os homens, o nome de maior destaque é o alemão Gottfried Von Cramm, bicampeão de Roland Garros (1934 e 36).

Já entre as mulheres, a norte-americana Billie Jean King e a multicampeã Martina Navratilova chegaram a se posicionar publicamente. Já em 2022, a russa Daria Kasatkina, atual número nove do ranking mundial, assumiu o namoro com outra mulher.

Antes da postagem de Reis, a falta de tenistas do circuito ATP a se declararem LGBTs foi debatida por outros tenistas, ao site Clay Magazine. Número 4 do mundo, Taylor Fritz declarou: “Eu acho estranho (que nenhum tenista da ATP tenha se declarado gay), porque eu sinto que ele seria aceito.”

Fonte: Globo Esporte/Foto: Luiz Candido/CBT

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile