O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse, nesta segunda-feira (9), que o Distrito Federal receberá reforço de 500 policiais na força nacional. O aumento no efetivo ocorre após bolsonaristas terroristas invadirem e depredarem as sedes dos três poderes da República.
Os profissionais, segundo o ministro, foram cedidos das forças de segurança de 10 unidades da federação. “Recebemos a colaboração de governadores e governadoras de muitos estados, aproximadamente 10, para fortalecimento da Força Nacional”, disse Dino.
inda segundo o ministro, o objetivo das providências adotadas é proteger a Esplanada e a Praça dos Três Poderes para, assim, o contingente policial do DF retornar às funções normais.
Durante a entrevista coletiva à imprensa, o responsável pela pasta federal também falou sobre as prisões dos terroristas. Segundo ele, foram 1,5 mil pessoas detidas em flagrante.
Eles foram presos no acampamento, desfeito nesta segunda (9), e durante os atos da terrorismo. Todos serão ouvidos por 50 equipes da Polícia Federal, e serão investigados em três inquéritos:
- Inquérito do ataque ao planalto
- Inquérito do ataque ao STF
- Inquérito do ataque ao congresso
Intervenção Federal
No domingo (8), após atos terroristas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente Lula decretou intervenção federal na regurança pública da capital do país. Inicialmente, a ordem vai até o dia 31 de janeiro.
Com o decreto, a Polícia Militar, a Polícia Civil, as polícias penais e todas as forças de segurança pública passam a responder ao governo federal.
*G1