Caçadora de asteroides e futura pesquisadora: jovem da periferia de SP premiada pelo Ministério da Ciência inicia estudos na Unicamp

Publicado em

Nove asteroides detectados, cinco aprovações em universidades públicas e uma certificação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Aos 18 anos, a paulistana Ana Beatriz Rodrigues de Carvalho acumula conquistas e, há pouco mais de um mês, deu início a outro grande sonho: a graduação em Física e Matemática na Universidade de Campinas (Unicamp).

Ainda em processo de adaptação, Ana Beatriz relata que seus dias têm se dividido entre as aulas e provas, a rotina na república de estudantes onde mora e algumas caminhadas pelo distrito de Barão Geraldo, onde fica o campus da universidade. Ao decidir pela matrícula na Unicamp, a jovem deixou para trás aprovações em instituições como USP, Unesp, UFABC e UNIFEI.

“Muitas coisas me levaram a essa decisão. Não foi a escolha mais perto dos meus pais, porque eu tive que me mudar. […] As bolsas da Unicamp me ajudam a me manter e eu, inclusive, tenho todas as bolsas. Eu vim para cá sabendo que eu teria mais oportunidade e, de fato, estou tendo muitas”, conta.

Segundo a estudante, que acumula 43 cursos livres sobre Astronomia, Física e Matemática concluídos, a vida acadêmica não tem sido fácil, mas o desafio é divertido e surpreendente. “Uma hora você entra num prédio que é uma biblioteca gigante, você estuda e tem coisas diferentes que você nunca viu. É realmente assim. Cada dia você vê uma coisa diferente”, diz, animada.

O céu é o limite

Um dos principais motivos para a escolha da universidade campineira, de acordo com Ana Beatriz, é o sonho de se tornar pesquisadora no futuro. Admiradora da ciência e defensora da importância da pesquisa científica no Brasil, a jovem está ansiosa para descobrir o que o mercado tem a oferecer.

“[O futuro] vai depender muito das oportunidades que eu vou ter, esse é o fato. Mas eu queria fazer pesquisa no Brasil e no mercado do Brasil, contribuindo para a sociedade no geral. É minha intenção. Agora, por exemplo, se eu estou vendo que o Brasil está me deixando pra trás, aí eu vou sair [do país]”, afirma.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...

Isolados do Massaco: imagens inéditas revelam etnia da Amazônia jamais vista

Os povos isolados do Brasil estão prosperando com a...