Câmara de BH aprova em 2º turno projeto que proíbe uso da linguagem neutra em escolas

Publicado em

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou nesta segunda-feira (24), em 2º turno, a proibição do uso da linguagem não-binária ou “linguagem neutra” nas escolas da cidade. O projeto de lei, de autoria do então vereador Nikolas Ferreira (PL), segue agora para sanção da prefeitura.

Segundo o autor do projeto, a linguagem dificultaria o aprendizado de pessoas surdas e disléxicas. O projeto garantiria aos estudantes “o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, na forma que menciona”.

Porém, mais do que uma norma linguística, há a questão envolvendo o respeito às pessoas que se declaram não-binárias. O termo — em linguagem neutra — se refere a pessoas que não se identificam nem como homem nem como mulher.

Perguntando sobre a posição que teve a época da votação do parecer do Projeto de Lei na Comissão de Legislação e Justiça, o vereador Gabriel, hoje presidente da CMBH, disse que mantém a mesma posição.

“Eu considero o texto ilegal e inconstitucional pois as diretrizes da educação é competência são determinadas pelo governo federal”, destacou.

Procurado pelo g1 Minas para falar sobre a aprovação do projeto, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse que “não comenta sobre Projeto de Lei em tramitação”.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...