Caminhada MoviMENTE-se marca o Dia Mundial do Alzheimer em Manaus e reforça importância da prevenção

Publicado em

Manaus recebeu a primeira edição da caminhada MoviMENTE-se, realizada no entorno do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião. A ação, de escala nacional promovida pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), chegou à capital amazonense com apoio do Instituto Senescer e da ABRAz-AM. A programação aconteceu neste domingo, 21 de setembro.

O evento reuniu atividades como roda de conversa, alongamento coletivo, dinâmicas e a caminhada simbólica, chamando atenção para a atividade física como fator protetor contra a doença de Alzheimer.

Para a neurologista Talísia Vianez, uma das coordenadoras do evento em Manaus, a proposta vai além da mobilização: trata-se de educar a população.

“A caminhada MoviMENTE-se está sendo realizada em várias capitais brasileiras e é a primeira vez em Manaus. O objetivo é conscientizar que esquecer não é normal. Uma das formas de reduzir os riscos do Alzheimer é se movimentar, além de estimular o aprendizado de coisas novas. Por isso, também tivemos um momento de palestra curta, para mostrar como envelhecer com qualidade”, destacou.

Representando a ABN, a neurologista Monique Vitoriano reforçou o alerta com base em novos dados brasileiros divulgados em setembro:

“Os estudos mostram que 60% do risco de desenvolver Alzheimer está ligado a fatores modificáveis, como sedentarismo, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. Por isso a atividade física é tão importante. O evento tem essa missão: levar informação e conscientizar”, disse.

Alzheimer em números

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 57 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência no mundo, sendo o Alzheimer responsável por até 70% dos casos. No Brasil, aproximadamente 1,1 a 1,3 milhão de idosos já convivem com a doença, e a projeção é que esse número mais do que quadruplique até 2050.

O evento fez parte da programação do Setembro Lilás, mês mundial de conscientização sobre o Alzheimer, que busca informar a sociedade, combater estigmas e estimular hábitos de vida mais saudáveis.

FOTOS: Cristie Sicsú

Assessoria de Imprensa Dra. Talísia Vianez
Cristie Sicsú – Jornalista (MTB 2112/AM)
(92) 98428-7661 – WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...