Manaus recebeu a primeira edição da caminhada MoviMENTE-se, realizada no entorno do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião. A ação, de escala nacional promovida pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), chegou à capital amazonense com apoio do Instituto Senescer e da ABRAz-AM. A programação aconteceu neste domingo, 21 de setembro.
O evento reuniu atividades como roda de conversa, alongamento coletivo, dinâmicas e a caminhada simbólica, chamando atenção para a atividade física como fator protetor contra a doença de Alzheimer.
Para a neurologista Talísia Vianez, uma das coordenadoras do evento em Manaus, a proposta vai além da mobilização: trata-se de educar a população.
“A caminhada MoviMENTE-se está sendo realizada em várias capitais brasileiras e é a primeira vez em Manaus. O objetivo é conscientizar que esquecer não é normal. Uma das formas de reduzir os riscos do Alzheimer é se movimentar, além de estimular o aprendizado de coisas novas. Por isso, também tivemos um momento de palestra curta, para mostrar como envelhecer com qualidade”, destacou.
Representando a ABN, a neurologista Monique Vitoriano reforçou o alerta com base em novos dados brasileiros divulgados em setembro:
“Os estudos mostram que 60% do risco de desenvolver Alzheimer está ligado a fatores modificáveis, como sedentarismo, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. Por isso a atividade física é tão importante. O evento tem essa missão: levar informação e conscientizar”, disse.
Alzheimer em números
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 57 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência no mundo, sendo o Alzheimer responsável por até 70% dos casos. No Brasil, aproximadamente 1,1 a 1,3 milhão de idosos já convivem com a doença, e a projeção é que esse número mais do que quadruplique até 2050.
O evento fez parte da programação do Setembro Lilás, mês mundial de conscientização sobre o Alzheimer, que busca informar a sociedade, combater estigmas e estimular hábitos de vida mais saudáveis.
FOTOS: Cristie Sicsú
Assessoria de Imprensa Dra. Talísia Vianez
Cristie Sicsú – Jornalista (MTB 2112/AM)
(92) 98428-7661 – WhatsApp


