Uma capivara parada na pista de pouso do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, pegou um piloto de surpresa e fez com que ele arremetesse o avião de forma brusca na tarde dessa quinta-feira (11/5).
O incidente aconteceu com o Voo 2077, da empresa Gol Linhas Aéreas, que partiu de Brasília, às 17h05, com sentido ao Santos Dumont. Com chegada prevista para as 18h50, a viagem correu sem problemas, até pouco antes de pousar.
O artista Daniel Nahoum, 32 anos, estava na aeronave. Ele conta que era possível ver o solo pela janela, quando, de repente, a segundos de tocar o chão, o avião arremeteu “de uma forma que eu nunca vi antes”.
Ele relata que a reação inicial dos passageiros foi de susto. “Duas mulheres começaram a gritar”, conta. Pouco tempo depois, o piloto anunciou que o incidente teria sido motivado por uma capivara, que estava parada no meio da pista de pouso e decolagem.
De volta ao céu, a aeronave teve de sobrevoar o município fluminense de Saquarema de forma circular por cerca de 25 minutos, segundo Nahoum. O horário de “rush” impôs uma fila de espera para o pouso, razão pela qual a aeronave demorou a descer novamente.
A chegada, por fim, se deu sem mais problemas. A capivara foi retirada da pista de pouso e decolagem por funcionários do aeroporto. Ninguém se feriu.
Ao Metrópoles a Infraero, emitiu a seguinte nota: “As operações do Aeroporto Santos Dumont foram suspensas entre as 18h32 e as 18h40 dessa quinta-feira (11/5) devido ao avistamento de uma capivara. O animal estava próximo à Escola Naval, em local fora da área protegida da pista do aeroporto e foi observado pela equipe operacional até seu completo afastamento do perímetro”.
(Foto: Reprodução)
*Metrópoles