A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta quarta-feira (1º) detalhes do novo calendário do futebol brasileiro — na sede da entidade, no Rio de Janeiro — com medidas que passam a valer a partir do ano que vem.
Uma das principais mudanças é antecipação do início do Campeonato Brasileiro, com a primeira rodada marcada para 28 de janeiro de 2026 — nos anos anteriores, a competição começava nos meses de março/abril. A medida altera também o recesso dos jogadores.
Com a mudança, os jogos do Brasileirão vão coincidir com as partidas dos Campeonatos Estaduais, que começam no dia 11 de janeiro e acabam no dia 8 de março. Os torneios vão ter 11 datas no total, cinco a menos do que o formato atual. Cada uma das federações vai poder definir como serão os novos formatos das competições, além das vagas para a Copa do Brasil.
Por falar na Copa do Brasil, o torneio mata-mata ganhou um novo formato. No total, 126 times vão disputar a competição — 92 clubes participavam até 2025. Para 2027, o número aumentará para 128.
Os 20 clubes da Série A do Brasileirão entram apenas na quinta fase, a última antes das oitavas de final. O torneio mata-mata começa no dia 18 de fevereiro e a decisão, agora em final única, ocorre em 6 de dezembro, encerrando o calendário do futebol nacional, já que o Brasileirão termina em 2 de dezembro.
*R7/Esportes/Foto: Reprodução/YouTube @cbf
