Centro Histórico de Manaus é incluído na lista das cidades históricas do Brasil

Publicado em

A Portaria publicada na edição nº 141/2021, do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira, 28/7, pelo Ministério do Turismo (MTur), aprova o tombamento do Centro Histórico de Manaus como patrimônio histórico cultural. O ato administrativo inclui o conjunto urbano na lista das cidades históricas do Brasil, que é uma das metas da gestão do prefeito David Almeida, que vem trabalhando, desde abril, na preservação da história e do resgate cultural, por meio do plano “Nosso Centro”, que integra o programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”.

O MTur, durante o processo de tombamento, avaliou quatro quesitos: o histórico, o arqueológico, o etnográfico e o paisagístico. Esse reconhecimento chancela a grande valoração cultural e turística de Manaus; garante o direito à memória; protege os ideais de uma época, de um importante momento econômico e cultural do Brasil, o “Ciclo da Borracha”.

O complexo histórico e turístico será contemplado pelo programa “Mais Manaus”, que tem 38 ações exequíveis programadas para os próximos quatro anos de gestão, com previsão de investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, ofertando mais de 60 mil vagas de trabalho direta e indiretamente. Recentemente, o prefeito anunciou a construção do parque Mirante da Ilha, que vai abrigar um complexo de lazer e negócios, com foco no turismo, incluindo uma marina, mirante, varandas, praça de alimentação coberta e decks.

Foto: Eryca Pezzini e Divulgação / Manauscult

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a homologação reflete um esforço conjunto da atual gestão, que está trabalhando na ressignificação do polo turístico e cultural da capital nesse cenário pós-pandemia da Covid-19.

“O projeto Nosso Centro vai revitalizar todo o Centro Histórico de Manaus, trazendo mobilidade ativa, uso e reuso de espaços vazios, e vai proteger e preservar a história e a identidade do nosso povo, principalmente a de nossos ancestrais que, recentemente, homenageamos com a criação do memorial da Aldeia Indígena na praça Dom Pedro II, além de estimular o turismo local”, destaca Oliveira.

A Prefeitura de Manaus vem trabalhando desde abril na preservação de bens históricos e arquitetônicos, na revitalização de prédios históricos, despoluição de fachadas, requalificação de praças e vias, e na busca por soluções sustentáveis, não apenas nas intervenções urbanísticas, mas, também, nas culturais e turísticas, trazendo mais crescimento econômico e mais qualidade de vida.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca pode igualar Sinner e Alcaraz com título do Next Gen ATP Finals: “Caminho certo”

João Fonseca está no caminho de se tornar um...

Dois pilotos da Marinha dos EUA se ejetam de caça atingido por ‘fogo amigo’ no Mar Vermelho

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos precisaram se ejetar de...

Israel atinge escola e mata 17 palestinos em ataques a Gaza; hospital tem ordem de evacuação

Ataques israelenses em toda a Faixa de Gaza mataram pelo menos...