A boneca Tia Suzana chegou a Itacoatiara, inteiror do Amazonas, nesse sábado (3) e abriu as comemorações de Carnaval. A tradição completa 70 anos em 2024.
A personagem chegou na barreira policial, no final da rodovia AM-010, de onde saiu em carreata pelas principais avenidas da cidade, e encerrou no estacionamento do Centro de Eventos Juracema Holanda. Inúmeras pessoas seguiram a boneca ao som de marchinhas de Carnaval.
Para Sarah Sandra, presidente do bloco e neta do fundador da boneca Tia Suzana, a tradição é um patrimônio da Cidade da Canção e deveria ser valorizado.
“É o bloco mais antigo de Itacoatiara. Toda a família se envolve e fazemos um grande esforço para manter essa tradição viva. Foi uma festa simples, mas foi de coração”, disse Sarah.
A apresentação do Bloco da Tia Suzana vai acontecer no dia 9 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval, na Avenida Sete de Setembro, centro de Itacoatiara, a partir das 20h.
Origem da Tia Suzana
Tia Suzana é um boneco gigante de pano com feições femininas, símbolo do carnaval e do folclore de Itacoatiara. Ela foi criada em 1954 pelo carnavalesco João Rosas, conhecido como João Brinjela.
A boneca foi por muitos anos a principal celebração de Carnaval da cidade, e o ponto alto das festas onde ela fazia participações.
Ao som de marchinhas e seguida por uma multidão, a chegada da boneca, com desfile em carro aberto pelas ruas da cidade, é uma tradição do início da folia na Velha Serpa.
Atualmente, Tia Suzana é cuidada pela filha, netos e bisnetos do criador João Brinjela, que morreu em 2002.
*g1