A ‘onda cor-de-rosa’ inspirada no filme da Barbie, que estreia nesta quinta-feira (20), já invadiu as vitrines de lojas de roupas, acessórios, espaços comerciais e até mesmo o cardápio de restaurantes. Em Manaus, lojas físicas e virtuais aproveitam para surfar na onda do momento. O público a procura dos produtos inspirados na boneca, segundo os lojistas, é diverso. Peças na cor rosa tanto adulto e infantil quanto feminina e masculina estão em alta.
A lojista Silvaneide Vasconcelos, de 46 anos, afirma que ficou surpresa com o aumento das buscas por peças rosas e com a temática da Barbie. “As peças rosas que eu tinha fui colocando pra vender e rapidamente foram saindo, aí fui repondo e o povo atrás. Desde quinta passada, sábado também foi uma loucura, pessoal querendo tudo que fosse da Barbie ou que fosse rosa”, comentou a proprietária da loja Pérolas Store, localizada no bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus.
Já a lojista Francelina Lopes, de 43 anos, conta que busca pelas peças rosas mudou até o comportamento habitual de alguns clientes. Ela afirma que, geralmente, há um certo “preconceito” quanto a escolha por peças masculinas na cor rosa. No entanto, esse comportamento mudou nos últimos dias. Casais querem montar looks combinando, pai e filho, mãe e filha, entre outras combinações com um único objetivo: embarcar no universo rosa.
As lojas virtuais também inovaram e prepararam produtos inspirados na boneca de 64 anos. A Pacovã, uma loja de camisetas personalizadas tipicamente amazonense, não ficou de fora e também aproveitou o momento para aumentar o fluxo de vendas. A loja virtual montou uma coleção inspirada na boneca Barbie, com o regionalismo que é marca da empresa. As peças estampam a frase “This Barbie is made in Amazonas”.
A proprietária da Pacovã, Maysa Fagundes, afirma que os próprios clientes da loja começaram a pedir por algum modelo inspirado na boneca.“A Pacovã tem essa proposta de trazer modelos com uma estética mais ‘clean’ e regional, então, fizemos a coleção pensando em como trazer algo diferente pra um tema que já tá sendo tão ‘hypado’ no mercado”, disse.
E não são somente as lojas de roupas e acessórios que estão aderindo a tendência Barbie. Restaurantes também usam a estratégia para atrair clientes. É o caso da cafeteria Magnoly, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, que preparou um cardápio inspirado nas cores da boneca. Além disso, o empreendimento dispõe de um espaço temático da Barbie com direito a cosplay da boneca.
Segundo a proprietária da cafeteria, Sinara Machado, a estratégia tem trazido bons resultados, porque é uma temática e uma personagem que marcou emotivamente a infância de muitas pessoas. Ela destaca que é uma temática que irá mexer com as emoções e a nostalgia do público, já que é uma boneca que marcou outras gerações. “É uma temática que lembra a infância, momentos com a mãe indo comprar, de coleções e etc. É uma boneca bem característica dos anos 80 e que marcou demais, era o brinquedo daquela época, e faz você voltar a tempos atrás e faz você lembrar de muitas coisas. Então é uma temática muito forte e era pra gente pegar esse gancho mesmo e fazer qualquer coisa que as pessoas iriam interagir e compartilhar desse momento”, destacou Sinara.
Como já se percebe, o filme mais aguardado do ano deve movimentar a economia em diversos setores e gerar faturamento para públicos distintos. A explosão rosa vai além das salas de cinema, e se depender dos fãs, a demanda ainda deve aumentar nos próximos dias. E você já separou o seu look rosa para a assistir ao filme?
Foto: Paulo Bindá
*A crítica