Chuva, frio e calorão: país tem cenários distintos nesta 2ª; confira

Publicado em

A semana começa com cenários bem distintos no país: calorão em boa parte do mapa, frio nos estados do Sul e chuvas no Norte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), enquanto no Nordeste e, em especial, no Norte a chuva não dá trégua, apesar de acompanhada de altas temperaturas, quem vive nos estados do Sul segue enfrentando dias gelados.

Nesta segunda-feira (21/7), os termômetros devem registrar um pequeno aumento nas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas os moradores seguem reféns do agasalho.

Chuvas volumosas

Segundo o Inmet, as chuvas seguem volumosas no Norte do país, especialmente, no norte de Amazonas, Roraima, Amapá e no nordeste do Pará, regiões que estão sob alerta de risco potencial para as precipitações. O mesmo acontece com a faixa litorânea entre Pernambuco, Alagoas e litorais norte e sul da Bahia, apesar da ausência de avisos meteorológicos.

Nas duas regiões, esse padrão chuvoso se dá por questões de termodinâmica. A umidade que vem do oceano, favorece a nebulosidade ao longo dessas áreas, o que ajuda na formação de precipitação. Em alguns pontos do Nordeste, a chuva pode ser moderada. Por outro lado, no Norte, a previsão é que ela venha com trovoadas e rajadas de vento.

Como na última semana, esta segunda deve registrar o mesmo padrão visto nos últimos dias: uma grande parcela dos municípios brasileiros, principalmente os que estão localizados do Centro ao Norte, deverão enfrentar um tempo quente e seco. Isto é, deve ficar quente durante ao dia, com amplitude térmica e temperaturas mais amenas no final da tarde e no início da noite.

Alerta para chuva

A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Metrópoles/Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...