A semana pré-Carnaval começa com chuvas intensas na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 22 estados estão sob alertas paras as precipitações. Um aviso de menor intensidade cobre todas as regiões do Brasil, desde o litoral de Santa Catarina e Paraná, passando pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte (exceto Roraima) e os estados do Piauí, do Maranhão e da Bahia no Nordeste.
Há um aviso de “perigo”, que cobre grande parte da Região Sudeste, todo o Rio de Janeiro, quase todo o estado de São Paulo, o sul de Minas e o Triângulo Mineiro, além de uma pequena faixa do sul goiano e do leste sul-mato-grossense, aponta para um volume significativo de chuva. Segundo o Inmet, pode chover até 100mm e há também a previsão de ventos intensos (de 60 a 100 km/h).
Confira a previsão
De acordo com a Climatempo, o grande volume de chuva é provocado por um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve atuar até esta terça-feira (10/2). Durante esse período, o padrão típico do sistema deve se estabelecer: tempo mais fechado, poucas aberturas de sol e chuva recorrente, que pode ocorrer tanto de forma persistente quanto em pancadas frequentes, algumas delas com forte intensidade.
Na cidade do Rio, mesmo com a chuva, o clima segue abafado, com previsão de máxima de 30ºC para esta segunda, acima dos 25ºC em Belo Horizonte e dos 23ºC em São Paulo, onde há possibilidade de queda de granizo, mas abaixo dos 32ºC previstos para Vitória (ES).
No Sul, Florianópolis tem máxima de 25ºC, Curitiba 26ºC e Porto Alegre 30ºC. As capitais devem ter sol entre nuvens ao longo do dia.
Na Região Nordeste, as máximas devem ser registradas em Aracaju 33ºC, Maceió e Teresina ambas com 32ºC, todas com previsão de chuva.
Manaus e Palmas, no Norte, devem registrar máximas de até 32ºC, abaixo apenas, na região, dos 36ºC previstos para Boa Vista. Em todo o Centro-Oeste, as capitais têm previsão de pancadas de chuvas, com máximas de 28ºC em Brasília e 33ºC em Campo Grande.
Alertas do Inmet
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Metrópoles/Foto: William Cardoso/Metrópoles
