Nove bairros de Manaus têm áreas de risco com “alta incidência de deslizamentos” identificados pela Secretaria Municipal de Defesa Civil. Estão localizados nas zonas norte e leste da capital. Com chuvas intensas no início do inverno amazônico, a Defesa Civil elaborou plano de contingência para retirar moradores de casas com maior possibilidade de desabamento.
A Defesa Civil informou que ainda não concluiu o levantamento sobre o número de imóveis com risco de desabamentos e a quantidade de pessoas que devem ser removidas, mas elas serão incluídas nos programas de habitação popular. Em toda a cidade são 634 setores de risco, que equivalem a uma área total de aproximadamente 5 km², e incluem 52 mil imóveis.
“A Defesa Civil e a Semasc (Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania) estão trabalhando para remover famílias das áreas de risco e incluí-las nos programas de habitação oferecidos pela Prefeitura de Manaus através da SEMHAF (Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários”, informou em nota.
Segundo a Defesa Civil, secretarias de Infraestrutura, Limpeza Pública e a de Saúde também serão acionadas em caso de emergência. As casas em risco de desabamento estão em barrancos e encostas.
As chuvas intensas a partir dessa segunda quinzena de dezembro devem ocorrer até maio de 2025, conforme estimativa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Saiba quais os bairros com maior incidência de deslizamentos de terra em Manaus.
Jorge Teixeira (zona este)
Nova Vitória (zona leste)
Santa Inês (zona leste)
Mauazinho (zona leste)
Colônia Antônio Aleixo (zona leste)
Santa Etelvina (zona norte)
Colônia Terra Nova (zona norte)
Novo Israel (zona norte)
Monte das Oliveiras (zona norte)
Fonte: Amazonas Atual/Foto: Divulgação/Defesa Civil