Chuvas se espalham pelo país e 16 estados estão sob alerta; confira

Publicado em

A terça-feira (4/11) será de fortes instabilidades na maior parte do Brasil, com destaque para as regiões Sudeste e Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para 16 estados. Os avisos são de “perigo”, representado pelo cor laranja, e “perigo potencial”, de cor amarela.

A previsão aponta que frente fria que avança pelo litoral sudeste, aliada à umidade da Amazônia, deve provocar chuva volumosa em diversas áreas. Há risco de temporais em algumas áreas do Sudeste, pegando o norte do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo, inclusive na região de Vitória, e Belo Horizonte, em Minas. Essas áreas podem ter grandes volumes acumulados de chuva, com risco para alagamentos e até deslizamentos de terra.

No Rio de Janeiro, o tempo segue instável, com céu encoberto e pancadas isoladas ao longo do dia. A temperatura varia entre 20°C e 27°C e há possibilidade de chuva mais forte à tarde e à noite.

Em São Paulo, o dia será abafado e com aumento da nebulosidade, com chance de trovoadas no fim da tarde. Belo Horizonte terá tempo fechado e chuva frequente durante todo o dia.

O Norte do país também ficará sob influência de instabilidades intensas. Rondônia, inclusive Porto Velho, e boa parte do Amazonas, incluindo Manaus, devem registrar bastante chuva, com risco de raios e ventos fortes.

Nas demais áreas do país, as pancadas de chuva tendem a ser mais rápidas e isoladas, sem grande risco de transtornos. A exceção é o oeste do Rio Grande do Sul e o interior nordestino, onde o ar seco predomina. Nessas regiões, não há condição para chuva. O ar mais seco deve derrubar a umidade relativa do ar para valores abaixo dos 20% e há alerta para baixa umidade.

Nevoeiros

O amanhecer desta terça deve ser marcado por nevoeiros em trechos do leste do Paraná, leste de Santa Catarina e do litoral e leste de São Paulo, incluindo as capitais Curitiba, Florianópolis e São Paulo.

A previsão indica que a instabilidade deve persistir ao longo da semana no Sudeste e parte do Centro-Oeste, mantendo o risco de chuva forte e acumulados expressivos, sobretudo entre Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

Fonte: Metrópoles/Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...