Clima: combinação de calor e chuva prevalece nesta 5ª; confira

Publicado em

De acordo com o mapa de avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase todo o país está sob alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas nesta quinta-feira (12/2). Apenas os estados de Alagoas e Roraima não foram incluídos no aviso. Já o Rio Grande do Sul tem alertas de tempestade de todos os níveis.

O destaque segue sendo a combinação de calor e pancadas de chuva isoladas, especialmente no período da tarde. Mesmo assim, a tendência geral é de tempo abafado, com sol aparecendo entre nuvens na maioria das capitais brasileiras.

O dia deve ser marcado por instabilidades em áreas centrais do país, o que eleva o risco de pancadas de chuva forte. Uma nova frente fria também espalha nuvens carregadas por áreas do Sul do Brasil, onde também há previsão de chuva forte.

Chuvas fortes

O Inmet emitiu alertas para tempestades no Sul, especialmente no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde o acumulado pode chegar a 100 mm. No Sudeste, em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, o padrão segue sendo de pancadas isoladas, com sensação de abafamento.

No Rio de Janeiro, os termômetros devem alcançar até 31°C, enquanto São Paulo e Belo Horizonte ficam em torno dos 28°C.

O Inmet também mantém alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, incluindo trechos entre Recife e Salvador. Nessas regiões, os volumes podem chegar a 50 mm, com rajadas de vento de até 60 km/h.

Diante dos avisos, o instituto recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações em encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de ventos fortes, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda.

Em situações de alagamento, a recomendação é proteger os pertences com sacos plásticos e buscar informações junto à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Metrópoles/Foto: William Cardoso/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Por eleições, Congresso foca em pautas populares na volta do recesso

Oito meses antes das eleições gerais, os parlamentares decidiram...

PF apresenta pedido de suspeição contra Toffoli após acessar celular de Vorcaro

A Polícia Federal (PF) apresentou arguição de suspeição contra o ministro...

Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar humanitária a Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu novamente ao ministro do Supremo...

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...