Clima: frente fria provoca temporais e chuva forte pelo país; confira

Publicado em

A sexta-feira (16/1) deve ser de instabilidade climática em quase todo o país. A formação de uma frente fria que avança pelo Sul do país provoca temporais nos estados da região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), volumes de até 100 mm/dia, e ventos que chegam a 100 km/h, atingem grande parte do Rio Grande do Sul, além do leste de Santa Catarina.

Conforme o órgão, o estado gaúcho está sob alerta de “perigo” para temporais, enquanto Santa Catarina e Paraná, estão sob aviso de “perigo potencial”. Mesmo com o grande volume de chuvas, os termômetros marcam 33°C em Porto Alegre (RS), 34°C em Florianópolis (SC) e 31°C em Curitiba (PR).

Temporais em quase todo o país

Segundo o Inmet, pancadas de chuva de 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, também são esperadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Apesar das precipitações, as altas temperaturas persistem na região. A máxima é de 37°C na capital fluminense, além de 30°C na paulista e em Belo Horizonte (MG).

Mais intensa, a convergência de umidade vinda da Amazônia eleva a possibilidade de pancadas rápidas, típicas do verão, na região Centro-Oeste do Brasil. Estados como Mato Grosso e Goiás, além do Distrito Federal, terão, igualmente, um dia abafado. São esperados até 35°C em Cuiabá (MT), 32°C em Goiânia (GO) e 29°C em Brasília (DF).

Já no Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue favorecendo o calor e a umidade, o que aumenta a chance de tempestades, sobretudo à tarde. A máxima é de 33°C em Macapá (AP) e Manaus (AM), além de 31°C em Rio Branco (AC).

O Nordeste do país não deve ser atingido pelas chuvas. O predomínio é de tempo firme, ar seco, índices de umidade abaixo dos 20% em vários pontos e somente no litoral tem circulação de umidade e condição rápida para chuva. A região lida ainda com os efeitos do índice de umidade abaixo dos 20% — responsável por causar sensações de desconforto e ressecamento.

A máxima chega a 31°C em Natal (RN), 35°C em Teresina (PI), e 31°C em Salvador (BA). A previsão é de tempo firme, com raras pancadas pontuais na parte litorânea.

Fonte: Metrópoles/Foto: William Cardoso/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após consumo de peixe, três casos de doença de Haff são confirmados em Itacoatiara

Três casos de doença de Haff foram confirmados em Itacoatiara, no interior...

Daniel Rocha, fundador da rede Açaí no Grau, morre aos 43 anos

O empresário piauiense Daniel Rocha, 43 anos, fundador e CEO...

Episódio especial deste sábado com o Pastor Marco Feliciano- Arena Podcast #44

O pastor Marco Feliciano é uma figura bastante conhecida...

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...