Clima muda em parte do país. Confira a previsão desta semana

Publicado em

A semana entre os dias 5 e 12 de maio será marcada por mudanças significativas no clima em diversas regiões do país. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria avança pelo Sul, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca chuvas intensas no Norte e no Nordeste. Já no Centro-Oeste e Sudeste, o tempo deve seguir mais seco.

No Sul do país, a chegada da frente fria deve provocar chuvas expressivas, principalmente no Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem ultrapassar os 60 mm. Áreas do norte gaúcho e do centro-oeste de Santa Catarina também devem registrar precipitações, com volumes entre 10 e 20 mm. Já o tempo firme predomina em boa parte do Paraná e no nordeste catarinense.

A atuação da ZCIT continua influenciando o clima nas regiões Norte e Nordeste. Roraima e Amapá estão entre os estados que devem registrar os maiores volumes, acima de 60 mm. Também são esperadas chuvas entre 20 e 40 mm no Amazonas e em áreas do Pará. Em contrapartida, Tocantins e o sudeste paraense devem ter pouca ou nenhuma chuva, com acumulados inferiores a 10 mm.

 

Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

No Nordeste, os maiores volumes estão previstos para o noroeste do Maranhão, além do litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas — com acumulados acima de 50 mm. Enquanto isso, o interior da região segue sob tempo seco, especialmente no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e Piauí, onde a umidade relativa do ar pode cair bastante.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o cenário permanece mais estável. Há possibilidade de chuva isolada no noroeste de Mato Grosso, com volumes que não devem ultrapassar 30 mm. No restante da área, inclusive no Distrito Federal, os dias serão secos, com grande amplitude térmica e baixos acumulados.

Atenção redobrada com a baixa umidade

Segundo o Inmet, regiões com tempo seco e temperaturas elevadas, como o interior do Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste, devem redobrar a atenção com a baixa umidade do ar, que pode impactar a saúde.

Nas áreas sob influência de chuvas intensas, como o norte da Região Norte, litoral nordestino e sul do Rio Grande do Sul, a recomendação é evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, devido à possibilidade de alagamentos, deslizamentos e rajadas de vento.

Fonte: Metrópoles/Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Ouro está ‘vazando’ de dentro da Terra, diz pesquisa

Mais de 99% do ouro existente no mundo está enterrado...

A Amazônia tem algo a dizer – e este é o momento de escutar

Por Yara Amazônia Lins, Presidente do Tribunal de Contas...

Novo Código Civil: condomínio poderá expulsar maus moradores e Airbnb

O projeto de reforma do Código Civil, em tramitação...

Nikolas acusa STF e PGR de perseguir Eduardo Bolsonaro e critica Janja

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais para...