Seguindo a tendência dos últimos dias, esta quarta-feira (14/1) deve ser de calor e tempestades pelo país. Aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta risco de “perigo” para tempestades no Sudeste do país, com volumes de chuva de até 50 mm/dia, porém, com temperaturas bastante elevadas.
Segundo o órgão, o Sudeste do país, especialmente Minas Gerais e São Paulo, deve ser a região com volumes mais significativos de chuva nesta quarta, em decorrência de um sistema de baixa pressão, com suporte de umidade em altos níveos, conhecido como cavado. Mas os termômetros devem marcar até 37°C na capital fluminense, 28°C na paulista e 31°C em Vitória (ES).
Chuvas intensas
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca uma combinação de calor e umidades que resulta em bastante chuva.
De acordo com dados disponibilizados pelo Inmet, tempestades, acompanhadas por raios e rajadas de vento, assim como as altas temperaturas, são esperadas em Mato Grosso, Goiás, Amapá e Amazonas. Os termômetros marcam até 35°C em Cuiabá (MT), 29°C em Goiânia (GO), além de 33°C em Macapá (AP) e 32°C em Manaus (AM).
Já no Sul do país, pancadas de chuva isoladas ocorrem nos três estados da região: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Os termômetros marcam 31°C em Florianópolis (SC), 33°C em Porto Alegre (RS) e 27°C em Curitiba (PR).
Assim como nas demais regiões do país, o Nordeste terá altas temperaturas nesta quarta, mas também será afetado com os efeitos da baixa umidade relativa do ar, que pode causar sensações de desconforto e ressecamento.
A previsão é de 31°C em Fortaleza (CE) e Recife (PE), além de 30°C em Natal (RN). A previsão é de tempo firme, com raras pancadas pontuais.
Fonte: Metrópoles/Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto


