Clima: semana terá grandes volumes de chuva pelo país. Veja onde

Publicado em

Os grandes volumes de chuvas continuarão sendo registrados em grande parte do país nesta semana. O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que áreas pontuais do nordeste de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás, área pontual no norte de São Paulo e centro-sul do Rio de Janeiro podem ter volume acumulado de chuva acima dos 150 mm.

Confira onde terá chuvas intensas

  • Centro-Oeste e Sudeste: acumulados acima de 150 mm previstos em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
  • Regiões Norte e Nordeste: pancadas de chuva com acumulados superiores a 80 mm no Amazonas, Pará e Maranhão; volumes baixos no litoral leste.
  • Sul do Brasil: chuvas persistem, com acumulados acima de 80 mm no oeste do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
  • Impactos do clima: calor e umidade mantêm instabilidades, mas algumas áreas terão chuvas com volumes inferiores a 20 mm.

A previsão é para o período de 27 de janeiro a 3 de fevereiro.

Centro-Oeste

Uma combinação de calor e umidade favorecerá a persistência de áreas de instabilidade ocasionando chuvas em todo o Centro-Oeste, com acumulados entre 30 e 60 mm.

Além disso, é esperado acumulados acima de 80 mm em áreas pontuais do nordeste de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás, podendo ultrapassar 150 mm em algumas localidades.

Sudeste

No Sudeste a instabilidade vai provocar precipitações com acumulados acima de 50 mm em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais. No centro-sul do Rio de Janeiro as chuvas podem ultrapassar 150 mm em algumas localidades.

Norte

Pancadas de chuva também são esperadas por todo o Norte. Em áreas pontuais do norte do Amazonas, oeste do Pará e Amapá são esperados volumes acima dos 80 mm. Já em grande parte de Roraima e noroeste do Pará, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo dos 20 mm.

Nordeste

O Nordeste é mais uma região que terá semana chuvosa. Para o Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e norte do Ceará é aguardado volumes que podem passar dos 50 mm. No litoral leste, ocorrerão chuvas abaixo de 20 mm. Enquanto que no centro-leste da Bahia e interior da Paraíba, Pernambuco, oeste de Alagoas e de Sergipe, a tendência é de chuvas com volumes abaixo de 10 mm.

Sul

Sentindo os efeitos das chuvas intensas nas últimas semanas, moradores do Sul devem continuar atentos com o grande volume de água para os próximos dias. Quase toda região deve registrar 50mm.

Em algumas áreas do oeste do Paraná, de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, os acumulados poderão ultrapassar 80 mm . No sul do Rio Grande do Sul, os acumulados terão menores volumes, abaixo de 20 mm.

Fonte: Metrópoles/Foto: Inmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Iceberg gigante ameaça pequena vila de 200 habitantes na Groelândia

Um pequeno vilarejo na Groenlândia está em estado de...

Preservação ambiental: UEA lança 3ª edição da Corrida Sauim-de-Coleira

Inscrições já estão abertas e seguem até o dia...

MP que libera R$ 3,3 bi para ressarcir aposentados lesados é publicada

O governo federal publicou no Diário Oficial da União...

Capitão Carpê denuncia abandono da reforma no Mercado Municipal Dorval Porto

Durante o recesso parlamentar, vereador fiscalizou o local e...