A atuação conjunta da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece a ocorrência de chuvas intensas, com risco de temporais e volumes elevados em diversas regiões país dará o tom do clima nesta terça-feira (10/2). No entanto, algumas áreas enfrentam calor intenso, baixa umidade do ar e rajadas de vento.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é para transtornos como alagamentos, deslizamentos e quedas de energia, especialmente no Sudeste e em partes do Centro-Oeste e do Norte.
A previsão indica que, mesmo com a tendência de enfraquecimento gradual da ZCAS ao longo do dia, as instabilidades seguem atuando em boa parte do país, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.
Confira a previsão
Sul
Na Região Sul, o dia começa com influência marítima no litoral, onde há chance de chuva fraca desde cedo. Nas demais áreas, a manhã tende a ser mais firme, mas o tempo muda ao longo do dia.
Com o avanço de instabilidades, a chuva se intensifica no oeste, norte e interior do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, além do oeste catarinense. O calor predomina em toda a região, enquanto a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no sudoeste e na Campanha Gaúcha.
Sudeste
No Sudeste, a ZCAS mantém o tempo instável desde as primeiras horas do dia. Chove de forma moderada a forte no norte, nordeste, interior e leste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e em áreas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Ao longo do dia, as pancadas se espalham, elevando o risco de temporais, especialmente em Minas Gerais, no interior e na metade leste paulista e em grande parte do território fluminense.
Há perigo para acumulados elevados no norte, interior e nordeste de São Paulo, além do Triângulo Mineiro. As temperaturas ficam mais amenas em áreas paulistas e no sul de Minas, enquanto o calor persiste nas demais localidades. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem grande parte de São Paulo e áreas mineiras.
Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste também permanece sob aviso. Desde cedo, a chuva atinge a metade norte e leste de Mato Grosso e o sul de Goiás, com trovoadas e temporais isolados. Em Mato Grosso do Sul, o início do dia é mais firme em parte do estado, mas as pancadas ganham força ao longo do dia, sobretudo no norte, interior e leste.
O calor segue predominando, embora a nebulosidade deixe as temperaturas mais agradáveis em algumas áreas. A umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% no sudoeste de Mato Grosso do Sul, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
Nordeste
No Nordeste, as instabilidades se concentram no interior e no litoral norte. Desde cedo, chove mais forte no oeste da Bahia, no sul do Maranhão e no interior do Piauí. A ZCIT mantém a chuva no litoral norte, enquanto no litoral baiano ela ocorre de forma mais fraca.
Após uma breve diminuição das instabilidades pela manhã, as pancadas voltam a se intensificar ao longo do dia no Maranhão, no Rio Grande do Norte, no oeste e centro-sul da Bahia, no norte e sul do Piauí e na faixa norte do Ceará.
Há risco de temporais no oeste e sudoeste baiano. Em áreas do leste da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, a chuva é moderada. Nas demais localidades, o tempo segue mais firme e quente, com umidade abaixo dos 30% no norte da Bahia e rajadas de vento no litoral leste.
Norte
Na Região Norte, a combinação entre ZCAS e ZCIT mantém o tempo instável e abafado. Há previsão de pancadas fortes desde o início do dia no Pará, no Amazonas, no Tocantins e no Amapá. A partir do fim da manhã, a chuva se intensifica também em Rondônia e no Acre, com risco de temporais no leste e sul do Amazonas, no oeste e sul do Pará e em grande parte do Amapá.
O alerta é para acumulados elevados em Rondônia, no extremo sul do Amazonas e no sudoeste do Pará. Apesar da chuva, a sensação de abafamento predomina, e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no norte de Roraima.
Fonte: Metrópoles/Foto: Ekaterina Goncharova/Getty Images


