Clima: todo o país está sob alerta de muita chuva; confira a previsão

Publicado em

A quinta-feira (4/12) deve ser novamente de chuva em grande parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões estão sob alerta de chuvas intensas ou tempestades. Os estados de Minas Gerais e Espírito Santo estão sob aviso metereológico de grande perigo para acumulado de chuva.

Conforme o alerta vermelho emitido pelo órgão, a chuva durará até o final do dia e pode ultrapassar os 100 mm em 24 horas.

Apesar da precipitações, as temperaturas seguem elevadas. No Rio de Janeiro, a máxima deve ser 28°C para capital fluminense. No estado de São Paulo, por sua vez, as temperaturas serão mais amenas, com pancadas de chuva isoladas. Na capital, o termômetro marca até 25ºC.

Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o tempo se mantém firme, com pouca nebulosidade e sem chances de chuva. A cidade de Porto Alegre terá máxima de 29°C, enquanto Curitiba e Florianópolis, 25°C.

A região terá uma manhã mais fria, entre 12°C e 14°C, por conta da amplitude térmica. Ao longo do dia, no entanto, a temperatura aumentará e, na parte da tarde, aquecerá ainda mais.

Já no Centro-Oeste, todos os estados e o Distrito Federal estão sob alerta de perigo para tempestades e chuvas intensas. Em Brasília, a máxima será de 24ºC e em Cuiabá, 33ºC.

O Inmet também alerta para possibilidade de pancadas no Maranhão e nas regiões sul e oeste da Bahia, com chuva de até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem atingir 60 km/h. O sol prevalece em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com máximas de até 31°C entre as capitais.

No Norte, as tempestades se estendem do Amazonas ao Pará, além de áreas de Roraima, Amapá e Tocantins. Apesar da chuva, o calor persiste na região. Capitais como Palmas (TO), Manaus (AM) e Boa vista (RR) terão máxima de 29°C, 33°C e 34°C, respectivamente.

Alertas do Inmet

A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Metrópoles/Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...

GP de Abu Dhabi: Norris lidera 1º treino livre; Bortoleto é sétimo

Com um grid renovado, Lando Norris liderou o 1º...

Morte em zoo: PCPB diz que recinto de leoa seguia norma de segurança

As primeiras verificações da Polícia Civil da Paraíba não...