Com 130 mortes em estradas, Carnaval 2026 foi o mais letal da década, diz PRF

Publicado em

O Carnaval de 2026 registrou 130 mortes nas estradas brasileiras e já é considerado o mais letal da década, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os dados preliminares da Operação de Carnaval foram apresentados nesta quinta-feira (19/2), durante coletiva de imprensa realizada na sede da corporação, em Brasília.

Na comparação com 2025, o aumento no número de mortes nas estradas foi de 52,9%. Embora tenha aumentado o esforço de fiscalização para prevenir e evitar acidentes de trânsito, a PRF constatou que alguns dos acidentes mais graves, com múltiplos mortos ocorreram em locais não classificados como criticas.

“Nessa década presente o pior número, o carnaval mais violento no trânsito. Isso não é razoável se você compara o investimento e o esforço que as agências que produzem segurança viária fazem no Brasil. E a gente não tem a resposta pelos usuários e pelos condutores do trânsito, tendo um número tão elevado de mortes”, declarou o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira.

No Distrito Federal, um grave acidente com cinco mortos e 12 feridos foi registrado na terça-feira de Carnaval (17/2). Na ocasião, uma van clandestina bateu em um caminhão que seguia no mesmo sentido da via.

“Aqui em Brasília, uma van vindo do interior do Bahia e colidiu no fundo, na traseira de um caminhão, vitimando cinco pessoas. Então esses acidentes com número múltiplo de vítimas elevou muito o número total de mortes no período do carnaval”, comentou o diretor da PRF.

Os acidentes graves de trânsito durante o Carnaval aumentaram em 8,5% de 2025 para 2026.

No total, foram registrados 1.241 acidentes de trânsito com 1.481 feridos. Os números mostram um aumento de 8,54% nos sinistros de trânsito graves. Segundo a PRF, a maioria das vítimas das estradas estavam em carros de passeio e motos.

Considerada uma das maiores ações do calendário da PRF, a Operação Carnaval foi realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro.

 

 

*Metrópoles/Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

MPAM denuncia ex-animador do Boi Garantido por estupro de vulnerável

O Ministério Público do Estado do Amazonas denunciou nesta...

Chile: caminhão-tanque explode e deixa 4 mortos e 17 feridos.

Um caminhão-tanque explodiu em uma rodovia na cidade de...

‘Continuou até a morte’: a condenação de alpinista por deixar namorada morrer em montanha na Áustria

Um tribunal da Áustria condenou à prisão na quinta‑feira (19) um...

Master e Reag são donos de 25% do capital do BRB

Fundos e pessoas ligadas ao Banco Master e à...