Com apoio do Governo do Amazonas, escolas públicas no interior recebem Intercâmbio de Divulgação Científica

Publicado em

A ação tem o apoio da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev)

Fomentar o intercâmbio e acesso a produções científicas no interior do Estado é o objetivo do “2º Intercâmbio de Divulgação Científica de Escolas Públicas do Interior do Amazonas Contribuições Epistemológicas do Contexto Amazônico”, que será realizado em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A ação amparada via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital Nº 001/2024 – Chamada II, ocorrerá nos dias 26, das 7h às 17h, e 27 de junho das 8h às 17h, na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Manacapuru.

Para a coordenadora do evento e doutora em Ciências Humanas, Joristela de Souza Queiroz, o apoio da Fapeam é imprescindível para a realização de eventos dessa natureza.

“A Fundação impulsiona a produção científica não só pela questão do fomento financeiro que oferece, mas sobretudo pela oportunidade da realização de pesquisas importantes que buscam soluções para os desafios , para o crescimento científico, tecnológico, social e econômico do estado”, comentou Joristela de Souza.

Divulgação Científica

Com a estimativa de 400 participantes, o Intercâmbio de Divulgação Científica pretende dar oportunidade a estudantes, professores e a comunidade em geral para que possam divulgar suas pesquisas científicas e seus saberes construídos.

No primeiro dia de evento, o público poderá participar de palestras, mesa redonda, além de visitar exposição de trabalhos em pôsteres e participar de minicursos de tecnologia, artesanato e microscopia.

No segundo dia, haverá apresentações de Trabalhos em Grupos com os seguintes temas: identidade cultural, saúde, meio ambiente, educação e tecnologia.

A expectativa é que o movimento transcultural possa influenciar positivamente não só pesquisadores, mas envolver alunos, professores e a comunidade, de um modo geral, socializando e compartilhando conhecimentos de forma democrática, popularizando a ciência, para que os participantes possam ocupar espaços importantes de construção de saberes, sociedade e se apropriar do seu fazer e do seu existir.

Parev

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho. A iniciativa visa popularizar a ciência, divulgando resultados de pesquisas científicas e contribuindo para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Foto: Arquivo pessoal da pesquisadora Joristela de Souza Queiroz

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam): Marlúcia Seixas – 3878-4011 e 98407-8495/ E-mail: decon@fapeam.am.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Última semana de julho tem vendaval, chuvas e tempo seco no país; veja

A última semana do mês de julho começa com diversos...

Antes restrita à Amazônia, febre oropouche se espalha pelo país

Até 2023, a febre oropouche era uma doença quase exclusiva...

Inglaterra vence a Espanha nos pênaltis e é bicampeã da Euro feminina

A Inglaterra superou o favoritismo da Espanha e é...

Defesa diz que general ‘não confessou plano de matar’ e pede revogação de prisão

A defesa do general Mario Fernandes pediu ao STF (Supremo Tribunal...