Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa analisa a dinâmica socioeconômica de cursos ofertados no sul do estado

Publicado em

O estudo viabilizado pela Fapeam por meio do Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam)

Entender como as políticas públicas de apoio ao desenvolvimento socioeconômico regional impactam os estudantes e moradores da região sul do estado foi o objetivo de pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O estudo avaliou a relação entre os cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) vinculados ao Eixo Recursos Naturais, do campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Boca do Acre, Lábrea e Humaitá (distantes a 1.028 km, 102 km e 590 km de Manaus, respectivamente).
Amparada via Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam), realizada por meio da parceria entre Fapeam e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a pesquisa intitulada “Dinâmica Socioeconômica e EPT na Amazônia: uma análise dos cursos ofertados pelo Ifam no Sul Amazonense” foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
O estudo identificou que os cursos ofertados têm conexão importante com as necessidades econômicas dos municípios, que a participação ativa da comunidade é fundamental para atender às necessidades de formação profissional, além dos impactos da instalação dos campi do Ifam para os moradores, estudantes, egressos e comunidade em geral.
EPT no sul do Amazonas
Segundo o coordenador do estudo, doutor em Ciências Sociais e pesquisador do Ifam, João Maciel de Araújo, durante a pesquisa foram realizadas entrevistas com diferentes agentes do campo econômico e institucional ligados à educação e ao setor produtivo nos três municípios, além de reuniões com a participação de servidores técnicos e docentes do Ifam, alunos, egressos e membros da sociedade civil em cada uma das cidades.
Também foram produzidos artigos científicos pelos pesquisadores envolvidos que foram apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
“A pesquisa contribui para a inclusão social em duas dimensões: na dimensão da geração de adequações nas estratégias de oferta da EPT, o que certamente beneficiará os grupos sociais que mais demandam esta modalidade de educação e seu potencial de emancipação humana”, disse o pesquisador.
Outra contribuição, apontada por ele foi na dimensão do debate quanto às políticas de desenvolvimento socioeconômico regional, uma vez que dará visibilidade e voz a setores historicamente deixados à margem destas políticas, tais como comunidades tradicionais e ribeirinhos, pescadores e populações indígenas.
Apoio da Fapeam
O apoio da Fapeam foi imprescindível na viabilização da pesquisa, dada a vastidão do território e as dificuldades ao deslocamento entre as cidades onde foi realizado o estudo.
“Para as atividades necessárias à mobilização dos diferentes grupos de atores para a realização de entrevistas e reuniões de grupos focais, assim como o 1º Fórum de EPT, constituíram-se em desafios logísticos, esforço físico e custos relativamente altos, os quais não poderiam ser transpostos sem o aporte concedido pela Fapeam”, finalizou.
Com a conclusão do estudo, a expectativa é de que o projeto chame a atenção para a necessidade constante de refletir e discutir as ações de Educação Profissional e Tecnológica segundo cada contexto no qual os municípios se encaixam.
Além disso, favorece o intercâmbio de conhecimentos e vivências entre pesquisadores, alunos e egressos e, sobretudo, entre os diferentes representantes da sociedade civil mobilizados em seu curso, como grupos de trabalhadores, populações indígenas e comunidades tradicionais, que são passos importantes para a consolidação de uma EPT adequada às demandas da sociedade regional.

Proept
O Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept/Fapeam) é uma iniciativa do Governo do Amazonas, realizada por meio da parceria entre Fapeam e Cetam, direcionada à implementação de pesquisas aplicadas, à promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de novos serviços, processo e produtos, além da prestação de serviços técnicos, com vistas a atender às necessidades do mundo do trabalho e a promoção direta da educação profissional e tecnológica (EPT), numa perspectiva de formação de competências que requerem inovações pedagógicas.

Foto: Arquivo pessoal do pesquisador João Maciel de Araújo
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam): Marlúcia Seixas – 3878-4011 e 98407-8495/ E-mail: decon@fapeam.am.gov.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco ‘protege’ os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira...

Ibovespa bate 141 mil pontos, em nova máxima histórica. Dólar recua

Após abrir em alta, o dólar mudou o sinal e operava...

Motociclista Borja Gómez morre aos 20 anos em treino na França

O piloto espanhol Borja Gómez, de 20 anos de...

Garimpo ilegal na Amazônia gera doenças, estupros e assassinatos

Doenças provocadas pela exposição ao mercúrio, assédio, estupro, tentativas...