Além das fotos, serão ministradas oficinas, minicursos e experiências sensoriais
Sensibilizar o parto humanizado e a humanização do processo de morte a partir de cuidados paliativos é o objetivo da exposição “Chegadas e Partidas – Dignidade de parir. Dignidade de partir”, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A ação amparada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), inicia hoje (11/11) e segue até a quinta-feira (14/11), das 8h às 17h, no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA), em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).
Para a doutora em Saúde Coletiva e coordenadora do evento, Munique Therense Costa de Morais Pontes, da UEA, o apoio da Fapeam foi fundamental para que a exposição chegasse a Tabatinga e proporcionasse o diálogo com outras instituições, possibilitando a participação de profissionais nos minicursos.
“A Fapeam foi fundamental em vários aspectos. Por ser uma instituição séria e acreditada socialmente, o apoio foi importante para abrir as portas para estarmos em Tabatinga e conseguirmos dialogar com as instituições, para que elas possam mandar os profissionais para participarem dos minicursos. Além disso, com o apoio da Fapeam, conseguimos inserir fotografias novas de hábitos e experiências do interior do Amazonas”, comentou.
Chegadas e Partidas
A exposição “Chegadas e Partidas – Dignidade de parir. Dignidade de partir” é aberta ao público de todas as idades. A expectativa é de que mais de 300 pessoas prestigiem a amostra.
O objetivo da exposição é mostrar a importância de proteger a mulher no momento da parturição, combater a violência obstétrica, além de cuidar para que não haja mortalidade materna.
As imagens mostram que boas práticas são possíveis na hora da chegada e da ‘partida’ das pessoas. O público também poderá sentir diversos cheiros da aromaterapia, experimentar uma bola suíça para fazer massagem, além de ver uma banqueta de parto e recursos para um parto humanizado.
“Essas etapas da vida são etapas vivenciadas, às vezes, de forma muito singular por pessoas que não estão na região metropolitana. Nós queremos trazer essas imagens, essas reflexões e discussões para a exposição”, disse.
Outro recurso que estará na exposição é o Baralho das Escolhas Sagradas, que representa um momento no qual o público poderá refletir sobre o que é importante no momento de morte, por exemplo: Se a pessoa estivesse em um contexto em que pudesse decidir sobre a sua passagem, sua própria morte, o que gostaria que fizessem por ela? Além disso, o evento contará com um memorial dedicado àqueles que já se foram, e o público poderá escrever cartas para esses indivíduos e assim lembrar dos que já partiram.
A coordenadora do evento, Munique Therense, destaca que há muitas histórias e experiências emocionais intensas de pessoas que enfrentam a morte e o luto, e que não tiveram a oportunidade de processar adequadamente suas emoções após a perda de um ente querido. Segundo ela, isso pode ocorrer por diversas razões, como a falta de apoio emocional, contextos sociais que não permitem a expressão do luto ou situações que impedem o devido espaço para a despedida.
Minicursos
Para estudantes e profissionais das áreas da saúde, da assistência social, do sistema de justiça e da segurança pública serão ofertados oficinas, minicursos e roda de conversa por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da UEA.
Apoio da Fapeam
O evento recebe apoio da Fapeam, por meio do POP CT&I. A iniciativa apoia a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/
FOTOS: Divulgação/Acervo da pesquisadora Munique Therense Costa de Morais Pontes
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam): Marlúcia Seixas – 3878-4011 e 98407-8495/ E-mail: decon@fapeam.am.gov.br