Com David Assayag, Garantido fecha segunda noite de Festival de Parintins exaltando ancestralidade amazônica

Publicado em

Com David Assayag como levantador de toadas, o boi Garantido revelou o segredo da ancestralidade amazônica, na segunda noite do 57º Festival Folclórico de Parintins, guiados pela força da Baixa da Xanda. Uma ancestralidade que, na cidade de Lindolfo Monteverde, quebrou a barreiras e diluiu as fronteiras entre indígenas, negros e brancos.

Diferente da primeira noite, o boi vermelho trouxe a voz de David Assayag como levantador de toadas, que nessa edição do festival reveza o item 2 com Sebastião Júnior.

Ao som da toada “Quem é Garantido levanta o braço”, a galera contagiou o lado vermelho do Bumbódromo. A porta-estandarte Livia Christina surgiu em um módulo alegórico e junto com bailado evoluiu na arena.

Isabelle Nogueira fez sua segunda apresentação como cunhã-poranga do Boi Garantido. Ela surgiu montada em bichos das matas e do fundo do rio, em uma alegoria que representava a “Lenda das Amazonas”. Já na arena, ela se transformou em gavião real durante sua evolução.

O encerramento da apresentação do Garantido foi marcada pelo ritual indígena Huni Kuin na arena do Bumbódromo e também pelo verso do amo João Paulo Farias, que resgatou a história do Boi Campineiro, um terceiro bumbá da Ilha da Magia, que não faz parte da disputa entre os bois vermelho e azul.

O Festival

A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, no interior , conhecida como “Ilha da Magia”, e localizada a 369 km de Manaus.

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins tem como local da disputa entre Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores e recebe, todos os anos, milhares de turistas do Brasil e do mundo.

Durante o Festival, a população de Parintins, ilha com pouco mais de 115 mil habitantes, chega a receber a mesma quantidade de visitantes durante a realização a cada ano, segundo os órgãos do estado.

Isabelle Nogueira na segunda noite de Festival Folclórico de Parintins — Foto: Daniel Landazuri/g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Finalmente sabemos por que algumas pessoas desenvolveram a Covid-19 e outras não

Durante a pandemia, uma das principais questões era por que...

Messi perde pênalti, mas Martínez brilha contra o Equador e leva a Argentina à semi da Copa América

Nesta quinta-feira, pelas quartas de final da Copa América, a...

Bolsonaro indiciado: saiba quais os próximos passos da investigação no caso das joias

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e auxiliares...

Biden diz a governadores que precisa dormir mais e limitará agenda até 20h

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden disse aos governadores...
%d blogueiros gostam disto: