Com presença de Trump, velório de Charlie Kirk reúne mais de 100 mil pessoas

Publicado em

O velório de Charlie Kirk, ativista americano de direita, começou neste domingo (21) por volta das 15h (horário de Brasília), em um estádio de futebol americano em Glendale, Arizona. Segundo o jornal The New York Times, a cerimônia reúne mais de 100 mil pessoas.

O influenciador de 31 anos foi assassinado na última quarta-feira (11) com um tiro no pescoço, na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. A cerimônia de hoje recebeu classificação máxima de segurança.

Participam do velório o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu vie, J.D Vance. Até a publicação desta reportagem, Vance estava discursando no velório. Trump deve falar em breve.

Próximo de Kirk, Vance disse que o influenciador tem méritos pelas vitórias políticas dos republicanos nos EUA nos últimos anos.

“Toda a nossa administração está aqui, mas não apenas porque amamos Charlie como amigo, mesmo que o amássemos, mas porque sabemos que não estaríamos aqui sem ele”, disse. “Charlie construiu uma organização que remodelou o equilíbrio da nossa política.”

Membros do alto escalão do governo também estão presentes no encontro, além de Elon Musk, dono da Tesla e ex-secretário do governo americano. Até o momento, a maioria dos discursos está voltado à religião.

“Sempre precisamos de menos governo. Mas o que Charlie entendeu e infundiu em seu movimento é que também precisávamos de muito mais Deus”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth. “Então, nesta manhã de domingo, gostaria de pensar que estamos todos na igreja de Charlie”, prosseguiu.

Os fãs de Kirk vestem vermelho, branco e azul, em referência à bandeira dos EUA. Durante a cerimônia, músicas cristãs foram ecoadas pelos participantes, com auxílio de uma banda. Fotos do influenciador também foram espalhadas pelo local.

Antes de ir ao local, Trump disse que espera que a cerimônia seja um “momento de cura” e destacou a influência e importância de Kirk nas mobilizações políticas dos EUA.

“Ele fez um trabalho incrível e tinha grande influência sobre os jovens, porque eles o adoravam. Se você voltar 10 anos, aquelas faculdades eram lugares perigosos para conservadores, e agora estão fervendo”, afirmou o presidente americano.

De acordo com informações da ABC News, a polícia americana monitora ameaças desconhecidas ao evento. Na sexta-feira (19), um homem de 42 anos estava armado e chegou a ser preso por ir ao local da cerimônia antes de ser estabelecido um esquema de segurança.

 

 

*R7/Foto: Reprodução/YouTube – 21.09.2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Vencedor do Oscar, Robert Duvall morre aos 95 anos

Robert Duvall, o ator vencedor do Oscar mais conhecido por “O...

Campeão olímpico Lucas Pinheiro cai e dá adeus ao sonho da 2ª medalha

Não deu: ouro no slalom gigante do esqui alpino,...

Abono salarial libera R$ 2,5 bilhões a 2 milhões de trabalhadores nesta segunda; veja quem recebe

O abono salarial PIS/Pasep 2026 começa a ser pago nesta segunda-feira...

Ônibus com trabalhadores rurais tomba após pneu estourar e 6 pessoas morrem no acidente na BR-153

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 45 ficaram feridas em...